A assessoria de imprensa contribui para a promoção e visibilidade midiática de uma pessoa, marca ou negócio e tem papel relevante na construção de identidade e imagem de organizações, marcas e pessoas.

Aliás, você já parou para pensar como uma marca vai parar na mídia, citada em reportagens jornalísticas, por exemplo?

Nesses casos, pode ter certeza que existiu uma estratégia de assessoria de imprensa por trás!

Mas, no que consiste a assessoria? Quais tipos de empresas podem contar com ela? Por onde começar um trabalho de assessoria? Como saber se está na hora?

Vamos responder essas e outras perguntas sobre esse tipo de serviço neste conteúdo bem lindo e preparado com todo o cuidado!

Boa leitura!

O que é assessoria de imprensa?

reunião de trabalho
Imagem: Freepik

A assessoria de imprensa é a estrutura dentro de uma empresa, uma associação ou uma instituição pública que se ocupa das relações com a imprensa.

A sua principal tarefa é pautar jornalistas com informações oportunas e precisas sobre os temas que lhes interessam, a fim de promover a visibilidade de determinados temas ou empresas nos meios de comunicação social.

A assessoria de imprensa também tem a tarefa de monitorizar o que é dito sobre a organização na imprensa e na web, para poder intervir prontamente em caso de necessidade.

Em algumas situações, a assessoria de imprensa é também responsável pela organização de coletivas  e outros eventos, como visitas guiadas. 

Como surgiu a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa tem as suas origens nos Estados Unidos, onde nasceu no final do século XIX, com o objectivo de gerir as relações com a imprensa em nome de empresas, organismos públicos e personalidades.

Com o que trabalha a assessoria de imprensa?

O assessor de imprensa tem um papel estratégico no negócio, que vai desde a atuação na defesa da marca, até o encontro de oportunidades para ganhar visibilidade na mídia.

Listamos algumas demandas práticas do assessor de imprensa:

  • Gerenciamento de crise: o assessor de imprensa é o responsável por fazer a ponte entre jornalistas e empresa numa situação de crise, fornecendo informações precisas e oportunas para reverter ruídos na comunicação;

  • Produção de conteúdos: releases, comunicados de imprensa, kits de mídia, artigos de opinião são alguns dos conteúdos produzidos pela assessoria de imprensa e distribuídos aos jornalistas nos meios de comunicação social de interesse da pauta;
  • Estratégia de distribuição: cabe ao assessor de imprensa identificar quais são os melhores meios de comunicação para cada mensagem, bem como para gerir e monitorizar a cobertura da imprensa;
  • Relações com a imprensa: manter relacionamento ativo com os jornalistas e veículos, apoiando pautas e oferecendo fontes também é papel da assessoria;

  • Meios de comunicação social: para além de monitorizar o que é dito sobre a organização em redes sociais, o assessor também utiliza estes canais para a divulgação do conteúdo.

Ferramentas usadas pela assessoria de imprensa

Para que o time de assessores de imprensa consiga desempenhar o seu trabalho, existem algumas ferramentas utilizadas em sua rotina. 

(Aqui, vale destacar que, na bvalle, desenvolvemos um método de trabalho para uma assessoria 4.0. Nele, o relacionamento com os jornalistas é peça chave. Quer saber mais? Contate para conversarmos!)

Entre elas, podemos destacar:

Press release

Este é o tipo de conteúdo mais comum utilizado pelos assessores para divulgar informação. O comunicado de imprensa, ou press release, deve ser bem escrito e objetivo, contendo apenas informação relevante para os jornalistas.

É nele que você chamará a atenção desse profissional para embasá-la em uma matéria jornalística. Fotos, vídeos e gráficos ajudam muito na construção da pauta.

Vamos a um exemplo prático. Um jornalista está escrevendo sobre energia renovável, por exemplo, e um release chega a sua caixa de email, dizendo que um cliente possui uma meta que contribui com a energia limpa do mundo. 

Isso chama a atenção do jornalista, que já estava escrevendo sobre o assunto, e gera uma oportunidade para essa empresa aparecer na mídia. 

Portanto, cabe ao assessor de imprensa intermediar esse contato. É a partir do press release que o jornalista terá as informações de contato necessárias para tal. 

Press Kit

O kit de imprensa é um material completo que contém toda a informação sobre uma organização, marca, produto/serviço, movimento ou evento. 

É utilizado para ampliar o trabalho dos jornalistas e pode ser visto como um complemento. Em alguns casos, podem ser entregues amostras de um produto, por exemplo. 

Clipping e análise de mídia

O assessor monitora, de forma contínua, a reputação de uma empresa na mídia e as pautas emplacadas no período. E é, justamente, isso que o clipping oferece: um compilado de informações do que saiu sobre uma marca nos veículos de imprensa.

Existem ferramentas direcionadas para tal, tais como o Google Alerts e Google Trends. Além de plataformas robustas, como Comunique-se e Press Manager. O bom relacionamento com o veículo faz toda a diferença na clipagem, visto que facilita a troca de informações entre empresa e imprensa. 

Mailing

O mailing é o principal instrumento do assessor de imprensa para manter o contato com os jornalistas.

Trata-se de uma lista de contatos com dados de editores, apresentadores, colunistas, assessores, assistentes e todos os jornalistas de apoio, separados por veículos, áreas e entre outras características. 

É a partir do mailing que o jornalista terá uma visão geral dos seus contatos e fará a nutrição de profissionais para contatar na estratégia de distribuição das pautas. 

Evento

A organização de coletivas de imprensa e outros eventos destinados à imprensa também podem fazer parte do trabalho da assessoria de imprensa. É uma delícia usar outras metodologias aqui, como a bvalle faz muito bem. Gestão de parcerias e design de eventos são serviços incorporados e sempre bem avaliados.

Como fazer assessoria de imprensa?

Pessoa sendo entrevistada
Imagem: Freepik

Para que a assessoria de imprensa traga os resultados esperados, é preciso seguir algumas dicas:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para realizar assessoria de imprensa com sucesso é conhecer o público-alvo.

Isso significa saber quem são os seus clientes potenciais e qual a melhor forma de chegar até eles.

Defina metas

Com o público-alvo definido, é hora de traçar as metas para a assessoria de imprensa.

Estas podem ser, por exemplo, o número de matérias que deseja ter na mídia ou o alcance que quer atingir com a campanha;

Crie uma estratégia

Não adianta fazer assessoria de imprensa se você não escolher os meios certos para divulgar a sua marca.

Por isso, antes de qualquer coisa, faça um levantamento dos veículos que são relevantes para o seu público-alvo e que podem ter um impacto positivo na sua marca.

Tenha uma boa base de dados

Para fazer assessoria de imprensa, é preciso ter um bom banco de dados com os contatos dos jornalistas.

Este é o seu principal instrumento para chegar até a imprensa, por isso, invista tempo e esforço para mantê-lo sempre actualizado.

Estabeleça uma rotina de envio de materiais

Uma assessoria bem sucedida não pode parar no envio de um comunicado de imprensa ou de um convite para um evento.

É preciso manter uma boa rotina de envio de materiais para os jornalistas, com conteúdos relevantes e que possam ser úteis para a sua audiência. Chamamos de relacionamento!

Monitore os resultados

Por fim, mas não menos importante, é preciso monitorar constantemente os resultados da avaliação.

Isso significa acompanhar o alcance das matérias, o número de visitas no site e outras métricas relevantes para o seu negócio.

Só assim você poderá saber se a assessoria de imprensa está realmente funcionando e, caso contrário, fazer as alterações necessárias.

Quanto custa uma assessoria de imprensa?

O valor de uma assessoria de imprensa pode variar muito, dependendo do porte da empresa e dos objetivos traçados para a campanha e da região a ser trabalhada.

Uma assessoria completa, com todos os serviços necessários, pode custar entre R$ 3 mil e R$ 15 mil por mês.

No entanto, há também assessorias envolvendo escopos de trabalho pequenos, que oferecem apenas um serviço básico, como a produção e o envio de releases à imprensa.

Estes podem custar a partir de R$ 1.000,00.

Como escolher uma assessoria de imprensa?

Com tantas assessorias incríveis no mercado, pode ser difícil saber como escolher a melhor para o seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas importantes:

  • – Faça um levantamento do mercado: pesquise sobre as assessorias de imprensa que actuam na sua área e conheça o portfólio de cada uma;
  • – Analisar os objectivos da campanha: estabeleça claramente as prioridades  da assessoria de imprensa e pesquise qual a empresa é capaz de atendê-los;
  • – Avalie o custo-benefício: assessorias mais completas costumam ser mais caras, mas também são capazes de gerar melhores resultados. Pesquise bem para encontrar a melhor opção para o seu bolso;
  • – Leia as opiniões dos clientes: antes de fechar qualquer contrato, esteja atento as opiniões dos clientes sobre a assessoria para ter certeza de que está fazendo a escolha certa.

Quem geralmente trabalha como assessor de imprensa?

Para trabalhar com assessoria de imprensa, é preciso ter algumas habilidades específicas, como o bom relacionamento interpessoal, a capacidade de se comunicar bem e um texto impecável.

Além disso, é importante ter um bom conhecimento da área de atuação da empresa e dos principais meios de comunicação segmentados.

Quem geralmente trabalha com assessoria de imprensa são profissionais formados em jornalismo ou publicidade.

Como saber se minha empresa precisa de uma assessoria de imprensa?

Reunião em um escritório
Imagem: Freepik

O serviço de assessoria de imprensa pode ser muito útil para empresas que queiram melhorar a sua visibilidade nos meios de comunicação social e entre seus clientes.

Em geral, podemos dizer que uma empresa precisa de um assessor de imprensa quando:

  • – Quer lançar um novo produto ou serviço;
  • – Quando quer mudar a sua imagem;
  • – Quando quer aumentar as suas vendas;
  • – Quando quer entrar num novo mercado;
  • – Quer ganhar visibilidade frente à concorrência.

Se a sua empresa está passando por qualquer uma destas situações, é provavelmente a hora de investir em relações com a imprensa!

Conclusão

Se você chegou até aqui convencido de que a assessoria de imprensa é um serviço muito importante para dar visibilidade ao seu negócio, parabéns!

Sem dúvidas, é preciso escolher a assessoria certa e seguir algumas orientações para que ela traga os resultados esperados.

Com este conteúdo, espero ter ajudado você na jornada para a escolha da melhor consultoria.

Na bvalle, você conta com o serviço completo para conversar com a imprensa. Nossa metodologia de Relacionamento com a imprensa vem auxiliando empresas de diversos tamanhos e segmentos a ganharem posicionamento. E nós amamos ver clientes na mídia!