Quem acompanha as redes sociais da BVALLE já percebeu que amamos cores. Há combinações infinitas de tonalidades e, na nossa opinião, elas estão lá para serem aproveitadas com sabedoria. Vemos bastante gente perdendo a mão ou usando só amarelo e cinza… Temos que usar a aquarela ao nosso favor!

Tem muita coisa sendo falada sobre design para redes sociais, mas pouco se fala sobre a importância das cores. Esse o tema de hoje.

Por que é importante pensar nas cores?

As cores fazem parte do padrão do marketing. Elas ajudam a compor o aspecto visual do produto, da arte e na construção da percepção do consumidor.

De acordo com uma pesquisa, divulgada pelo site Kissmetricks, as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80%. E isso está atrelado à confiança que o consumidor tem na sua empresa.

Em meio a tantos conteúdos nas redes sociais, investir em uma imagem com cores marcantes, que impactem o emocional do público, faz a diferença e destaca a sua peça.

Cada tonalidade inspira um sentimento. Elas transmitem uma mensagem. É importante tirar proveito disso para que o seu conteúdo seja mais rico em elementos e agregue mais informação para o seu seguidor.

Abaixo, vou falar um pouco sobre cada cor e como ela afeta na ideia que passamos:

O que significa cada cor

Amarelo: relacionado a energia, otimismo, jovialidade. O sol! É estimulante, alegra, comunica, prende a atenção. Indicado para negócios relacionados a juventude, alimentação, imóveis, natureza.

Vermelho: o tom cria uma sensação de urgência, traz a ideia de paixão, dinamismo. O amor e aqueles corações todos no dia dos namorados… Afeta o senso de emergência. Pode ser usado em liquidações, para chamar a atenção de fato. O botão de parar na esteira, o caminhão de bombeiros e o saldo negativo do banco não estão em vermelho por acaso!

Azul: transmite confiança, calma, credibilidade, profissionalismo. Funciona muito para companhias aéreas, bancos, negócios relacionados à saúde, empresas de tecnologia e finanças. É a cor da higiene. Céu, oceano, frio. Atenção empresários: diz-se que azul nos ambientes de trabalho estimula a produtividade.

Verde: traz a ideia de natureza, serenidade. Ela relaxa e acalma. Pode ser muito bem aplicada em negócios relacionados à natureza, à saúde e também finanças, pois remete a perseverança e vitalidade.

Laranja: assim como o amarelo e o vermelho, o laranja transmite energia, jovialidade, dinamismo. Bom para chamar a atenção em uma call to action. Também funciona para negócios relacionados a alimentação. Marcas que usam laranja costumam ser amigáveis, alegres.

Roxo: traz um toque luxuoso, misterioso, de sabedoria. Também usado para marcas de beleza, tecnologia, finanças. É a cor da realeza e do respeito.

Rosa: o rosa é divertido, alegre, delicado, leve. Muito relacionado ao universo feminino, vestuário, acessórios.

Marrom: o marrom é muito atrelado ao natural, ao rural, ao simples. Também remete ao rústico. Usado para materiais voltados ao público masculino. Também pode ser aplicado em negócios relacionados à natureza, trabalhos manuais ou for man.

Branco: o branco remete à pureza, nobreza, limpidez. É uma cor difícil, que precisa de outra para apoiá-la. Nos amamos pela ideia de clareza e transparência.

Preto: por fim, o preto. O tom é poderoso, impõe, remete a poder e a valor. Muito usado para destacar produtos luxuosos. Pode ser muito bem empregado em negócios relacionados a tecnologia, transporte e mercado de alto padrão.

Tendências

As cores também estão muito relacionadas às tendências. É legal saber, por exemplo, que todo ano a Pantone escolhe a sua cor de referência. Para 2017, a escolhida foi a Greenery, uma mistura de tons esverdeados e amarelados, que gera um verde claro. De acordo com a marca, a tonalidade simboliza novos começos. Traz esperança e frescor. A cor, claro, já foi vista em várias passarelas de acessórios e vestuários pelo mundo. Também está presente na decoração e pode, por que não, estar presente no marketing da sua empresa.

Em anos anteriores, as cores escolhidas foram estas aqui:

 

Como escolher as cores para seu marketing

Sua empresa já tem uma cor definida? Ok, mas você não precisa se limitar a apenas uma tonalidade. Existem combinações lindas feitas com base em uma cor principal. É preciso bom gosto, claro, para que o produto se destaque e não fique uma miscelânea de tonalidades. A boa notícia é que a tecnologia é nossa aliada na hora de colorir nossos materiais.

A Adobe, por exemplo, possui uma ferramenta (https://color.adobe.com/pt/) muito interessante que auxilia na hora de eleger as cores. É possível escolher entre os processos básicos de harmonia como Análogo, Monocromático, Triade, Cores complementares, Sombras e Compostas.

Se você ainda tiver dificuldade para entender como pode utilizar mais cores nas redes, pense em segmentações. Imagine que sua marca ofereça ao público uma gama grande de produtos ou serviços. Você pode segmentar cada categoria por uma cor. Isso vai ajudar na identificação do consumidor, que vai saber do que se trata logo quando colocar o olho na peça. Outra sugestão é segmentar dessa forma as editorias de conteúdo.

Outra ideia bacana é aplicar filtros ou identificar sempre elementos com uma cor específica nas suas imagens. Uma marca que faz isso muito bem nas redes sociais é a Azul Linhas Aéreas. Todas as fotos publicadas pela marca no Instagram são enviadas por colaboradores ou seguidores, mas todas possuem um elemento que as identifica: a cor azul. Olha só:

 

Lembrem-se: as cores são nossas aliadas. Elas nos ajudam a transmitir a mensagem que queremos para nosso público. Com inspiração, criatividade e bom gosto dá para fazer muita coisa legal! Mãos a obra!

Beatriz Valle é gestora da BValle e fica de olho em opções bacanas para gerar mais resultados aos clientes.

Use e abuse das cores nas redes sociais!

Quem acompanha as redes sociais da BVALLE já percebeu que amamos cores. Há combinações infinitas de tonalidades e, na nossa opinião, elas estão lá para serem aproveitadas com sabedoria. Vemos bastante gente perdendo a mão ou usando só amarelo e cinza… Temos que usar a aquarela ao nosso favor!

Tem muita coisa sendo falada sobre design para redes sociais, mas pouco se fala sobre a importância das cores. Esse o tema de hoje.

Por que é importante pensar nas cores?

As cores fazem parte do padrão do marketing. Elas ajudam a compor o aspecto visual do produto, da arte e na construção da percepção do consumidor.

De acordo com uma pesquisa, divulgada pelo site Kissmetricks, as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80%. E isso está atrelado à confiança que o consumidor tem na sua empresa.

Em meio a tantos conteúdos nas redes sociais, investir em uma imagem com cores marcantes, que impactem o emocional do público, faz a diferença e destaca a sua peça.

Cada tonalidade inspira um sentimento. Elas transmitem uma mensagem. É importante tirar proveito disso para que o seu conteúdo seja mais rico em elementos e agregue mais informação para o seu seguidor.

Abaixo, vou falar um pouco sobre cada cor e como ela afeta na ideia que passamos:

O que significa cada cor

Amarelo: relacionado a energia, otimismo, jovialidade. O sol! É estimulante, alegra, comunica, prende a atenção. Indicado para negócios relacionados a juventude, alimentação, imóveis, natureza.

Vermelho: o tom cria uma sensação de urgência, traz a ideia de paixão, dinamismo. O amor e aqueles corações todos no dia dos namorados… Afeta o senso de emergência. Pode ser usado em liquidações, para chamar a atenção de fato. O botão de parar na esteira, o caminhão de bombeiros e o saldo negativo do banco não estão em vermelho por acaso!

Azul: transmite confiança, calma, credibilidade, profissionalismo. Funciona muito para companhias aéreas, bancos, negócios relacionados à saúde, empresas de tecnologia e finanças. É a cor da higiene. Céu, oceano, frio. Atenção empresários: diz-se que azul nos ambientes de trabalho estimula a produtividade.

Verde: traz a ideia de natureza, serenidade. Ela relaxa e acalma. Pode ser muito bem aplicada em negócios relacionados à natureza, à saúde e também finanças, pois remete a perseverança e vitalidade.

Laranja: assim como o amarelo e o vermelho, o laranja transmite energia, jovialidade, dinamismo. Bom para chamar a atenção em uma call to action. Também funciona para negócios relacionados a alimentação. Marcas que usam laranja costumam ser amigáveis, alegres.

Roxo: traz um toque luxuoso, misterioso, de sabedoria. Também usado para marcas de beleza, tecnologia, finanças. É a cor da realeza e do respeito.

Rosa: o rosa é divertido, alegre, delicado, leve. Muito relacionado ao universo feminino, vestuário, acessórios.

Marrom: o marrom é muito atrelado ao natural, ao rural, ao simples. Também remete ao rústico. Usado para materiais voltados ao público masculino. Também pode ser aplicado em negócios relacionados à natureza, trabalhos manuais ou for man.

Branco: o branco remete à pureza, nobreza, limpidez. É uma cor difícil, que precisa de outra para apoiá-la. Nos amamos pela ideia de clareza e transparência.

Preto: por fim, o preto. O tom é poderoso, impõe, remete a poder e a valor. Muito usado para destacar produtos luxuosos. Pode ser muito bem empregado em negócios relacionados a tecnologia, transporte e mercado de alto padrão.

Tendências

As cores também estão muito relacionadas às tendências. É legal saber, por exemplo, que todo ano a Pantone escolhe a sua cor de referência. Para 2017, a escolhida foi a Greenery, uma mistura de tons esverdeados e amarelados, que gera um verde claro. De acordo com a marca, a tonalidade simboliza novos começos. Traz esperança e frescor. A cor, claro, já foi vista em várias passarelas de acessórios e vestuários pelo mundo. Também está presente na decoração e pode, por que não, estar presente no marketing da sua empresa.

Em anos anteriores, as cores escolhidas foram estas aqui:

 

Como escolher as cores para seu marketing

Sua empresa já tem uma cor definida? Ok, mas você não precisa se limitar a apenas uma tonalidade. Existem combinações lindas feitas com base em uma cor principal. É preciso bom gosto, claro, para que o produto se destaque e não fique uma miscelânea de tonalidades. A boa notícia é que a tecnologia é nossa aliada na hora de colorir nossos materiais.

A Adobe, por exemplo, possui uma ferramenta (https://color.adobe.com/pt/) muito interessante que auxilia na hora de eleger as cores. É possível escolher entre os processos básicos de harmonia como Análogo, Monocromático, Triade, Cores complementares, Sombras e Compostas.

Se você ainda tiver dificuldade para entender como pode utilizar mais cores nas redes, pense em segmentações. Imagine que sua marca ofereça ao público uma gama grande de produtos ou serviços. Você pode segmentar cada categoria por uma cor. Isso vai ajudar na identificação do consumidor, que vai saber do que se trata logo quando colocar o olho na peça. Outra sugestão é segmentar dessa forma as editorias de conteúdo.

Outra ideia bacana é aplicar filtros ou identificar sempre elementos com uma cor específica nas suas imagens. Uma marca que faz isso muito bem nas redes sociais é a Azul Linhas Aéreas. Todas as fotos publicadas pela marca no Instagram são enviadas por colaboradores ou seguidores, mas todas possuem um elemento que as identifica: a cor azul. Olha só:

 

Lembrem-se: as cores são nossas aliadas. Elas nos ajudam a transmitir a mensagem que queremos para nosso público. Com inspiração, criatividade e bom gosto dá para fazer muita coisa legal! Mãos a obra!

Beatriz Valle é gestora da BValle e fica de olho em opções bacanas para gerar mais resultados aos clientes.