{"id":112474,"date":"2022-07-22T19:11:43","date_gmt":"2022-07-22T19:11:43","guid":{"rendered":"https:\/\/bvalle.com.br\/?p=112474"},"modified":"2022-08-26T03:02:00","modified_gmt":"2022-08-26T03:02:00","slug":"comunicacao-interna","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bvalle.com.br\/comunicacao-interna\/","title":{"rendered":"Comunica\u00e7\u00e3o interna: saiba o que \u00e9, como fazer e a sua import\u00e2ncia"},"content":{"rendered":"

[vc_row][vc_column width=”1\/1″][uncode_breadcrumbs][vc_column_text]No ambiente corporativo, a comunica\u00e7\u00e3o faz parte da alma de qualquer neg\u00f3cio. \u00c9 por esse motivo que devemos entender o que \u00e9 a <\/span>comunica\u00e7\u00e3o interna<\/b> e quais s\u00e3o os impactos positivos dessa estrat\u00e9gia para o estabelecimento de uma boa rela\u00e7\u00e3o com os colaboradores de uma empresa.<\/span><\/p>\n

Quer entender um pouco mais sobre a comunica\u00e7\u00e3o interna e como ela funciona?\u00a0<\/span><\/p>\n

Ent\u00e3o vem com a gente!<\/span><\/p>\n

Saiba o que \u00e9 comunica\u00e7\u00e3o interna<\/b><\/h2>\n

A<\/span> comunica\u00e7\u00e3o interna<\/span><\/a> nada mais \u00e9 que o estabelecimento de uma estrat\u00e9gia de rela\u00e7\u00e3o consolidada, com foco nos canais de comunica\u00e7\u00e3o entre os colaboradores de uma empresa. Esse tipo de abordagem \u00e9 extremamente importante para o bom andamento de todas as atividades realizadas numa corpora\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n

Isso acontece pois, de acordo com os estudos realizados pela <\/span>\u00a0<\/span>Project Management Institute (PMI)<\/span><\/a>, os problemas de comunica\u00e7\u00e3o interna entre os funcion\u00e1rios de uma empresa s\u00e3o respons\u00e1veis pela taxa de quase 60% de fracasso no desenvolvimento de projetos.\u00a0<\/span><\/p>\n

Dessa forma, o principal objetivo do estabelecimento de uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 a quebra de barreiras em um ciclo social complexo, que \u00e9 o ambiente de trabalho. Ela faz parte dos<\/span> pilares do endomarketing<\/span><\/a> para a cativa\u00e7\u00e3o do p\u00fablico interno de uma institui\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

Com a aplica\u00e7\u00e3o das estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o interna e o endomarketing somos capazes de identificar os sentimentos, culturas e percep\u00e7\u00f5es do nosso recurso humano frente ao modo operacional da empresa, bem como seus produtos e servi\u00e7os.\u00a0<\/span><\/p>\n

Para isso, precisamos ter em mente que o primeiro grande cliente de uma empresa \u00e9 o colaborador. Ele \u00e9 o respons\u00e1vel pela troca de experi\u00eancias e pelo compartilhamento dos produtos atrav\u00e9s do marketing \u201cboca a boca\u201d.\u00a0<\/span><\/p>\n

Dessa forma, a comunica\u00e7\u00e3o interna entra como aliada para quebrar as poss\u00edveis barreiras existentes entre chefes e subordinados.\u00a0<\/span><\/p>\n

Qual a sua import\u00e2ncia?<\/b><\/h2>\n

Apesar do seu conceito simpl\u00f3rio, a comunica\u00e7\u00e3o interna tem um papel muito maior do que apenas o compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es.\u00a0<\/span><\/p>\n

Atrav\u00e9s de uma boa estrat\u00e9gia, esse pilar do endomarketing pode ser capaz de impulsionar a produtividade, melhoria de resultados, o desenvolvimento de ideias inovadoras, e, principalmente, a satisfa\u00e7\u00e3o do funcion\u00e1rio.<\/span><\/p>\n

Antes de mais nada, precisamos entender que independente do n\u00edvel de desenvolvimento tecnol\u00f3gico de uma empresa, o maior recurso que ela possui s\u00e3o as pessoas.\u00a0<\/span><\/p>\n

S\u00e3o as pessoas que operam m\u00e1quinas, produzem ideias, entendem os problemas existentes na sociedade e desenvolvem solu\u00e7\u00f5es que o p\u00fablico deseja.\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00c9 por esse motivo que a comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 t\u00e3o importante dentro das corpora\u00e7\u00f5es: ela permite uma melhor compreens\u00e3o dos conte\u00fados e permite que a empresa conserve a sua boa imagem tanto para o p\u00fablico interno quanto para o p\u00fablico externo.<\/span><\/p>\n

A<\/span> comunica\u00e7\u00e3o interna eficaz<\/span><\/a> consegue fortalecer os ideais da cultura de uma empresa frente aos seus funcion\u00e1rios, de forma que esses colaboradores n\u00e3o entendem os mandamentos como regras, e sim como pilar essencial para o bom funcionamento da sua rotina enquanto profissional.<\/span><\/p>\n

Dessa forma, o mais importante n\u00e3o \u00e9 uma corpora\u00e7\u00e3o ser apenas dotada de especialistas em comunica\u00e7\u00e3o, e sim que a sua empresa seja capaz de transmitir um ambiente de acolhimento, onde os colaboradores se sintam ouvidos e respeitados a todo instante.\u00a0<\/span><\/p>\n

Objetivos da comunica\u00e7\u00e3o interna<\/b><\/h2>\n
\"Funcion\u00e1rios
Imagem: Freepik<\/figcaption><\/figure>\n

Assim como toda estrat\u00e9gia do endomarketing, a comunica\u00e7\u00e3o interna tem como objetivo promover agentes de transforma\u00e7\u00e3o dentro de uma organiza\u00e7\u00e3o, para que assim sejamos capazes de enxergar melhorias cont\u00ednuas de dentro para fora. Entre esses objetivos podemos citar:<\/span><\/p>\n

    \n
  1. Maior transpar\u00eancia de processos e credibilidade nos servi\u00e7os e produtos;<\/span><\/li>\n
  2. Desenvolver de um clima organizacional motivador e positivo;<\/span><\/li>\n
  3. Menor perda de corpo de trabalho;<\/span><\/li>\n
  4. Permitir o alinhamento de informa\u00e7\u00f5es de forma r\u00e1pida e precisa;<\/span><\/li>\n
  5. Auxiliar no engajamento entre colaboradores;<\/span><\/li>\n
  6. Permitir o crescimento de conex\u00f5es externas;<\/span><\/li>\n
  7. Desenvolver uma companhia com maior fomento para a inova\u00e7\u00e3o;<\/span><\/li>\n
  8. Permitir que os interesses individuais e coletivos dos trabalhadores conversem entre si.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

    Al\u00e9m de impactar negativamente no ambiente organizacional e na boa rela\u00e7\u00e3o entre os funcion\u00e1rios, a falta de comunica\u00e7\u00e3o interna tamb\u00e9m colabora para a defasagem do corpo de produ\u00e7\u00e3o: ou seja, ao inv\u00e9s de existir uma fideliza\u00e7\u00e3o entre os colabores, o que vai acontecer \u00e9 que esses funcion\u00e1rios v\u00e3o buscar a primeira oportunidade para sair da empresa e procurar novos rumos.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Como consequ\u00eancia temos a perda de tempo e recursos que foram utilizados capacitando esse funcion\u00e1rio.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Al\u00e9m disso, um dos maiores agravantes \u00e9 a defasagem para o concorrente, ou seja: esse funcion\u00e1rio solicita a demiss\u00e3o para trabalhar em uma empresa que disputa no mesmo nicho de atua\u00e7\u00e3o no mercado.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Dessa forma, a comunica\u00e7\u00e3o interna surge como uma estrat\u00e9gia voltada para o ambiente interno e as suas necessidades, quebrando as barreiras da comunica\u00e7\u00e3o que podem surgir atrav\u00e9s das intera\u00e7\u00f5es humanas.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Tipos\u00a0<\/b><\/h2>\n

    A comunica\u00e7\u00e3o interna pode ser estabelecida em v\u00e1rios tipos. Entretanto, \u00e9 importante ressaltar que uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 feita a partir da intercalagem de v\u00e1rios artif\u00edcios em prol de um mesmo objetivo.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Dessa forma, quando pensamos em<\/span> como fazer<\/span> uma comunica\u00e7\u00e3o interna<\/span><\/a> dentro de uma institui\u00e7\u00e3o, devemos refletir acerca das suas aplica\u00e7\u00f5es e como elas poder\u00e3o atender ao p\u00fablico alvo.<\/span><\/p>\n

    Comunica\u00e7\u00e3o escrita<\/b><\/h3>\n

    \u00c9 o<\/span> exemplo de comunica\u00e7\u00e3o interna mais utilizado no dia-a-dia corporativo. Ela consiste em abordagens simples, aplicadas principalmente para o alinhamento dos colaboradores acerca das atividades realizadas no ambiente de trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Ela pode ser feita atrav\u00e9s da intranet, quadros de avisos, placas informativas, e-mails e blogs internos.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Uma aplica\u00e7\u00e3o muito comum \u00e9 a utiliza\u00e7\u00e3o dos murais de avisos para a divulga\u00e7\u00e3o dos aniversariantes do m\u00eas ou sobre prazos definidos para algum tipo de entrega no ambiente de trabalho.<\/span><\/p>\n

    Comunica\u00e7\u00e3o verbal<\/b><\/h3>\n

    Apesar de n\u00e3o ser a mais utilizada de todas, a comunica\u00e7\u00e3o verbal \u00e9 uma das mais importantes no ambiente de trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Mesmo com todos os artif\u00edcios tecnol\u00f3gicos e o planejamento estrat\u00e9gico do endomarketing, nenhuma ferramenta poder\u00e1 substituir uma boa rela\u00e7\u00e3o humana no ambiente de trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Esse tipo de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 utilizado principalmente para a troca de informa\u00e7\u00f5es e o fornecimento de feedbacks em reuni\u00f5es e palestras. Ela permite uma maior aproxima\u00e7\u00e3o entre os colaboradores e o seu l\u00edder, gerando assim um ambiente de trabalho com saldo positivo.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Comunica\u00e7\u00e3o vertical<\/b><\/h3>\n

    A comunica\u00e7\u00e3o vertical \u00e9 uma abordagem voltada apenas para os l\u00edderes da organiza\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Ela se difere um pouco das demais por estar voltada ao compartilhamento de assuntos mais restritos, o desenvolvimento de planos estrat\u00e9gicos e situa\u00e7\u00f5es mais cr\u00edticas voltadas para o funcionamento da institui\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Comunica\u00e7\u00e3o horizontal\u00a0<\/b><\/h3>\n

    A comunica\u00e7\u00e3o horizontal se assemelha um pouco com a vertical. Ela est\u00e1 voltada para a comunica\u00e7\u00e3o entre colaboradores do mesmo n\u00edvel de hierarquia, permitindo assim um bom relacionamento nos ambientes de trabalho, bem como o compartilhamento de informa\u00e7\u00f5es, ideias e o aprimoramento do processo inovador.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Comunica\u00e7\u00e3o diagonal<\/b><\/h3>\n

    Esse tipo de comunica\u00e7\u00e3o est\u00e1 ligado aos dois exemplos citados anteriormente. Ele tem como objetivo permitir um bom relacionamento entre um l\u00edder e seus subordinados.<\/span><\/p>\n

    Normalmente, esse tipo de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 realizada atrav\u00e9s da verbaliza\u00e7\u00e3o de novas informa\u00e7\u00f5es que afetam diretamente os funcion\u00e1rios ou as atividades realizadas entre eles.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Dentro de uma organiza\u00e7\u00e3o, esse tipo de comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 extremamente importante para a manuten\u00e7\u00e3o da ordem e tamb\u00e9m da fideliza\u00e7\u00e3o dos colaboradores.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Ela est\u00e1 ligada ao comportamento dos l\u00edderes e seus subordinados, por isso, tamb\u00e9m pode ser considerada como uma das comunica\u00e7\u00f5es mais complexas de serem realizadas no mundo corporativo.<\/span><\/p>\n

    Endomarketing X Comunica\u00e7\u00e3o interna\u00a0<\/b><\/h2>\n

    J\u00e1 fomos capazes de compreender que, mesmo com suas semelhan\u00e7as, o endomarketing e a comunica\u00e7\u00e3o interna s\u00e3o conceitos diferentes dentro do ambiente empresarial. O<\/span> endomarketing<\/span><\/a> nada mais \u00e9 que o estabelecimento de estrat\u00e9gias voltadas para o desenvolvimento de uma melhor comunica\u00e7\u00e3o interna e a melhoria da imagem dentro do ambiente de trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Sabemos que nem sempre os colaboradores de uma empresa s\u00e3o capazes de enxergar os aspectos positivos acerca do seu ambiente de trabalho.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Numa rotina repleta de obriga\u00e7\u00f5es, cobran\u00e7as, prazos e produtividade, o estresse e a falta de comunica\u00e7\u00e3o podem ofuscar at\u00e9 mesmo os maiores benef\u00edcios de uma empresa.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Isso acontece, pois, antes de mais nada, uma boa comunica\u00e7\u00e3o interna \u00e9 capaz de resolver conflitos e gerar uma melhor perspectiva acerca do universo profissional.\u00a0<\/span><\/p>\n

    \u00c9 por esse motivo que precisamos entender que, diferente do marketing tradicional, que visa a atra\u00e7\u00e3o de clientes, o endomarketing visa conquistar o seu p\u00fablico interno para estabelecer uma melhor rela\u00e7\u00e3o de trabalho. Isso vai refletir em uma empresa mais \u201cfeliz\u201d, produtiva e eficiente.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Portanto, quando pensamos em endomarketing e comunica\u00e7\u00e3o interna, devemos lembrar que estes s\u00e3o conceitos que se relacionam, mas que possuem singularidades entre si.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Al\u00e9m disso, o endomarketing est\u00e1 voltado para estrat\u00e9gias de cativa\u00e7\u00e3o como um todo, enquanto a comunica\u00e7\u00e3o interna visa a melhoria de aspectos mais espec\u00edficos na rela\u00e7\u00e3o de trabalho.<\/span><\/p>\n

    Principais canais e ferramentas da comunica\u00e7\u00e3o interna\u00a0<\/b><\/h2>\n
    \"Funcion\u00e1rios