{"id":112468,"date":"2022-07-18T21:14:03","date_gmt":"2022-07-18T21:14:03","guid":{"rendered":"https:\/\/bvalle.com.br\/?p=112468"},"modified":"2022-08-26T04:17:50","modified_gmt":"2022-08-26T04:17:50","slug":"assessoria-de-imprensa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bvalle.com.br\/assessoria-de-imprensa\/","title":{"rendered":"Assessoria de Imprensa: O que \u00e9, como fazer e como funciona [Guia Completo 2022]"},"content":{"rendered":"

[vc_row][vc_column width=”1\/1″][vc_column_text]A assessoria de imprensa contribui para a promo\u00e7\u00e3o e visibilidade midi\u00e1tica de uma pessoa, marca ou neg\u00f3cio e tem papel relevante na constru\u00e7\u00e3o de identidade e imagem de organiza\u00e7\u00f5es, marcas e pessoas.<\/span><\/p>\n

Ali\u00e1s, voc\u00ea j\u00e1 parou para pensar como uma marca vai parar na m\u00eddia, citada em reportagens jornal\u00edsticas, por exemplo?<\/span><\/p>\n

Nesses casos, pode ter certeza que existiu uma estrat\u00e9gia de assessoria de imprensa por tr\u00e1s!<\/span><\/p>\n

Mas, no que consiste a assessoria? Quais tipos de empresas podem contar com ela? Por onde come\u00e7ar um trabalho de assessoria? Como saber se est\u00e1 na hora?<\/span><\/p>\n

Vamos responder essas e outras perguntas sobre esse tipo de servi\u00e7o neste conte\u00fado bem lindo e preparado com todo o cuidado!<\/span><\/p>\n

Boa leitura!<\/span><\/p>\n

O que \u00e9 assessoria de imprensa?<\/b><\/h2>\n
\"reuni\u00e3o
Imagem: Freepik<\/figcaption><\/figure>\n

A assessoria de imprensa \u00e9 a estrutura dentro de uma empresa, uma associa\u00e7\u00e3o ou uma institui\u00e7\u00e3o p\u00fablica que se ocupa das rela\u00e7\u00f5es com a imprensa.<\/span><\/p>\n

A sua principal tarefa \u00e9 pautar jornalistas com informa\u00e7\u00f5es oportunas e precisas sobre os temas que lhes interessam,<\/span> a fim de<\/span> promover a visibilidade de determinados temas ou empresas nos meios de comunica\u00e7\u00e3o social.<\/span><\/p>\n

A assessoria de imprensa tamb\u00e9m tem a tarefa de monitorizar o que \u00e9 dito sobre a organiza\u00e7\u00e3o na imprensa e na web, para poder intervir prontamente em caso de necessidade.<\/span><\/p>\n

Em algumas situa\u00e7\u00f5es, a assessoria de imprensa \u00e9 tamb\u00e9m respons\u00e1vel pela organiza\u00e7\u00e3o de coletivas\u00a0 e outros eventos, como visitas guiadas.\u00a0<\/span><\/p>\n

Como surgiu a assessoria de imprensa?<\/b><\/h2>\n

A assessoria de imprensa tem as suas origens nos Estados Unidos, onde nasceu no final do s\u00e9culo XIX, com o objectivo de gerir as rela\u00e7\u00f5es com a imprensa em nome de empresas, organismos p\u00fablicos e personalidades.<\/span><\/p>\n

Com o que trabalha a assessoria de imprensa?<\/b><\/h2>\n

O assessor de imprensa tem um papel estrat\u00e9gico no neg\u00f3cio, que vai desde a atua\u00e7\u00e3o na defesa da marca, at\u00e9 o encontro de oportunidades para ganhar visibilidade na m\u00eddia.<\/span><\/p>\n

Listamos algumas demandas pr\u00e1ticas do assessor de imprensa:<\/span><\/p>\n

    \n
  • Gerenciamento de crise: <\/b>o assessor de imprensa \u00e9 o respons\u00e1vel por fazer a ponte entre jornalistas e empresa numa situa\u00e7\u00e3o de crise, fornecendo informa\u00e7\u00f5es precisas e oportunas para reverter ru\u00eddos na comunica\u00e7\u00e3o;
    \n<\/span>
    \n<\/span><\/li>\n
  • Produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fados: <\/b>releases, comunicados de imprensa, kits de m\u00eddia, artigos de opini\u00e3o s\u00e3o alguns dos conte\u00fados produzidos pela assessoria de imprensa e distribu\u00eddos aos jornalistas nos meios de comunica\u00e7\u00e3o social de interesse da pauta;<\/span><\/li>\n
  • Estrat\u00e9gia de distribui\u00e7\u00e3o:<\/b> cabe ao assessor de imprensa identificar quais s\u00e3o os melhores meios de comunica\u00e7\u00e3o para cada mensagem, bem como para gerir e monitorizar a cobertura da imprensa;
    \n<\/span><\/li>\n
  • Rela\u00e7\u00f5es com a imprensa:<\/b> manter relacionamento ativo com os jornalistas e ve\u00edculos, apoiando pautas e oferecendo fontes tamb\u00e9m \u00e9 papel da assessoria;
    \n<\/span>
    \n<\/span><\/li>\n
  • Meios de comunica\u00e7\u00e3o social:<\/b> para al\u00e9m de monitorizar o que \u00e9 dito sobre a organiza\u00e7\u00e3o em redes sociais, o assessor tamb\u00e9m utiliza estes canais para a divulga\u00e7\u00e3o do conte\u00fado.<\/span><\/li>\n<\/ul>\n

    Ferramentas usadas pela assessoria de imprensa<\/b><\/h2>\n

    Para que o time de assessores de imprensa consiga desempenhar o seu trabalho, existem algumas ferramentas utilizadas em sua rotina.\u00a0<\/span><\/p>\n

    (Aqui, vale destacar que, na bvalle, desenvolvemos um m\u00e9todo de trabalho para uma assessoria 4.0. Nele, o relacionamento com os jornalistas \u00e9 pe\u00e7a chave. Quer saber mais? Contate para conversarmos!)<\/span><\/p>\n

    Entre elas, podemos destacar:<\/span><\/p>\n

    Press release<\/b><\/h3>\n

    Este \u00e9 o tipo de conte\u00fado mais comum utilizado pelos assessores para divulgar informa\u00e7\u00e3o. O comunicado de imprensa, ou press release, deve ser bem escrito e objetivo, contendo apenas informa\u00e7\u00e3o relevante para os jornalistas.<\/span><\/p>\n

    \u00c9 nele que voc\u00ea chamar\u00e1 a aten\u00e7\u00e3o desse profissional para embas\u00e1-la em uma mat\u00e9ria jornal\u00edstica. Fotos, v\u00eddeos e gr\u00e1ficos ajudam muito na constru\u00e7\u00e3o da pauta.<\/span><\/p>\n

    Vamos a um exemplo pr\u00e1tico. Um jornalista est\u00e1 escrevendo sobre energia renov\u00e1vel, por exemplo, e um release chega a sua caixa de email, dizendo que um cliente possui uma meta que contribui com a energia limpa do mundo.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Isso chama a aten\u00e7\u00e3o do jornalista, que j\u00e1 estava escrevendo sobre o assunto, e gera uma oportunidade para essa empresa aparecer na m\u00eddia.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Portanto, cabe ao assessor de imprensa intermediar esse contato. \u00c9 a partir do press release que o jornalista ter\u00e1 as informa\u00e7\u00f5es de contato necess\u00e1rias para tal.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Press Kit<\/b><\/h3>\n

    O kit de imprensa \u00e9 um material completo que cont\u00e9m toda a informa\u00e7\u00e3o sobre uma organiza\u00e7\u00e3o, marca, produto\/servi\u00e7o, movimento ou evento.\u00a0<\/span><\/p>\n

    \u00c9 utilizado para ampliar o trabalho dos jornalistas e pode ser visto como um complemento. Em alguns casos, podem ser entregues amostras de um produto, por exemplo.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Clipping e an\u00e1lise de m\u00eddia<\/b><\/h3>\n

    O assessor monitora, de forma cont\u00ednua, a reputa\u00e7\u00e3o de uma empresa na m\u00eddia e as pautas emplacadas no per\u00edodo. E \u00e9, justamente, isso que o clipping oferece: um compilado de informa\u00e7\u00f5es do que saiu sobre uma marca nos ve\u00edculos de imprensa.<\/span><\/p>\n

    Existem ferramentas direcionadas para tal, tais como o Google Alerts e Google Trends. Al\u00e9m de plataformas robustas, como Comunique-se e Press Manager. O bom relacionamento com o ve\u00edculo faz toda a diferen\u00e7a na clipagem, visto que facilita a troca de informa\u00e7\u00f5es entre empresa e imprensa.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Mailing<\/b><\/h3>\n

    O mailing \u00e9 o principal instrumento do assessor de imprensa para manter o contato com os jornalistas.<\/span><\/p>\n

    Trata-se de uma lista de contatos com dados de editores, apresentadores, colunistas, assessores, assistentes e todos os jornalistas de apoio, separados por ve\u00edculos, \u00e1reas e entre outras caracter\u00edsticas.\u00a0<\/span><\/p>\n

    \u00c9 a partir do mailing que o jornalista ter\u00e1 uma vis\u00e3o geral dos seus contatos e far\u00e1 a nutri\u00e7\u00e3o de profissionais para contatar na estrat\u00e9gia de distribui\u00e7\u00e3o das pautas.\u00a0<\/span><\/p>\n

    Evento<\/b><\/h3>\n

    A organiza\u00e7\u00e3o de coletivas de imprensa e outros eventos destinados \u00e0 imprensa tamb\u00e9m podem fazer parte do trabalho da assessoria de imprensa. \u00c9 uma del\u00edcia usar outras metodologias aqui, como a bvalle faz muito bem. Gest\u00e3o de parcerias e design de eventos s\u00e3o servi\u00e7os incorporados e sempre bem avaliados.<\/span><\/p>\n

    Como fazer assessoria de imprensa?<\/b><\/h2>\n
    \"Pessoa