{"id":111955,"date":"2022-06-29T18:39:10","date_gmt":"2022-06-29T18:39:10","guid":{"rendered":"https:\/\/bvalle.com.br\/?p=111955"},"modified":"2022-08-26T04:15:55","modified_gmt":"2022-08-26T04:15:55","slug":"use-e-abuse-das-cores-nas-redes-sociais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/bvalle.com.br\/use-e-abuse-das-cores-nas-redes-sociais\/","title":{"rendered":"Use e abuse das cores nas redes sociais!"},"content":{"rendered":"

[vc_row][vc_column width=”1\/1″][uncode_breadcrumbs][vc_column_text]Quem acompanha as redes\u00a0sociais da BVALLE j\u00e1 percebeu que amamos cores. H\u00e1 combina\u00e7\u00f5es infinitas de tonalidades e, na nossa opini\u00e3o, elas est\u00e3o l\u00e1 para serem aproveitadas com sabedoria. Vemos bastante gente perdendo a m\u00e3o ou usando s\u00f3 amarelo e cinza\u2026 Temos que usar a aquarela ao nosso favor!<\/p>\n

\n

Tem muita coisa sendo falada sobre design para redes sociais, mas pouco se fala sobre a import\u00e2ncia das cores. Esse o tema de hoje.<\/p>\n

Por que \u00e9 importante pensar nas cores?<\/p>\n

As cores fazem parte do padr\u00e3o do marketing. Elas ajudam a compor o aspecto visual do produto, da arte e na constru\u00e7\u00e3o da percep\u00e7\u00e3o do consumidor.<\/p>\n

De acordo com uma pesquisa, divulgada pelo site Kissmetricks<\/a>, as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80%. E isso est\u00e1 atrelado \u00e0 confian\u00e7a que o consumidor tem na sua empresa.<\/p>\n

Em meio a tantos conte\u00fados nas redes sociais, investir em uma imagem com cores marcantes, que impactem o emocional do p\u00fablico, faz a diferen\u00e7a e destaca a sua pe\u00e7a.<\/p>\n

Cada tonalidade inspira um sentimento. Elas transmitem uma mensagem. \u00c9 importante tirar proveito disso para que o seu conte\u00fado seja mais rico em elementos e agregue mais informa\u00e7\u00e3o para o seu seguidor.<\/p>\n

Abaixo, vou falar um pouco sobre cada cor e como ela afeta na ideia que passamos:<\/p>\n

O que significa cada cor<\/h2>\n

Amarelo:<\/strong> relacionado a energia, otimismo, jovialidade. O sol! \u00c9 estimulante, alegra, comunica, prende a aten\u00e7\u00e3o. Indicado para neg\u00f3cios relacionados a juventude, alimenta\u00e7\u00e3o, im\u00f3veis, natureza.<\/p>\n

Vermelho:<\/strong> o tom cria uma sensa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia, traz a ideia de paix\u00e3o, dinamismo. O amor e aqueles cora\u00e7\u00f5es todos no dia dos namorados\u2026 Afeta o senso de emerg\u00eancia. Pode ser usado em liquida\u00e7\u00f5es, para chamar a aten\u00e7\u00e3o de fato. O bot\u00e3o de parar na esteira, o caminh\u00e3o de bombeiros e o saldo negativo do banco n\u00e3o est\u00e3o em vermelho por acaso!<\/p>\n

Azul:<\/strong> transmite confian\u00e7a, calma, credibilidade, profissionalismo. Funciona muito para companhias a\u00e9reas, bancos, neg\u00f3cios relacionados \u00e0 sa\u00fade, empresas de tecnologia e finan\u00e7as. \u00c9 a cor da higiene. C\u00e9u, oceano, frio. Aten\u00e7\u00e3o empres\u00e1rios: diz-se que azul nos ambientes de trabalho estimula a produtividade.<\/p>\n

Verde:<\/strong> traz a ideia de natureza, serenidade. Ela relaxa e acalma. Pode ser muito bem aplicada em neg\u00f3cios relacionados \u00e0 natureza, \u00e0 sa\u00fade e tamb\u00e9m finan\u00e7as, pois remete a perseveran\u00e7a e vitalidade.<\/p>\n

Laranja:<\/strong> assim como o amarelo e o vermelho, o laranja transmite energia, jovialidade, dinamismo. Bom para chamar a aten\u00e7\u00e3o em uma call to action<\/em>. Tamb\u00e9m funciona para neg\u00f3cios relacionados a alimenta\u00e7\u00e3o. Marcas que usam laranja costumam ser amig\u00e1veis, alegres.<\/p>\n

Roxo:<\/strong> traz um toque luxuoso, misterioso, de sabedoria. Tamb\u00e9m usado para marcas de beleza, tecnologia, finan\u00e7as. \u00c9 a cor da realeza e do respeito.<\/p>\n

Rosa:<\/strong> o rosa \u00e9 divertido, alegre, delicado, leve. Muito relacionado ao universo feminino, vestu\u00e1rio, acess\u00f3rios.<\/p>\n

Marrom:<\/strong> o marrom \u00e9 muito atrelado ao natural, ao rural, ao simples. Tamb\u00e9m remete ao r\u00fastico. Usado para materiais voltados ao p\u00fablico masculino. Tamb\u00e9m pode ser aplicado em neg\u00f3cios relacionados \u00e0 natureza, trabalhos manuais ou for man<\/em>.<\/p>\n

Branco:<\/strong> o branco remete \u00e0 pureza, nobreza, limpidez. \u00c9 uma cor dif\u00edcil, que precisa de outra para apoi\u00e1-la. Nos amamos pela ideia de clareza e transpar\u00eancia.<\/p>\n

Preto:<\/strong> por fim, o preto. O tom \u00e9 poderoso, imp\u00f5e, remete a poder e a valor. Muito usado para destacar produtos luxuosos. Pode ser muito bem empregado em neg\u00f3cios relacionados a tecnologia, transporte e mercado de alto padr\u00e3o.<\/p>\n

Tend\u00eancias<\/h2>\n

As cores tamb\u00e9m est\u00e3o muito relacionadas \u00e0s tend\u00eancias. \u00c9 legal saber, por exemplo, que todo ano a Pantone<\/a> escolhe a sua cor de refer\u00eancia. Para 2017, a escolhida foi a Greenery, uma mistura de tons esverdeados e amarelados, que gera um verde claro. De acordo com a marca, a tonalidade simboliza novos come\u00e7os. Traz esperan\u00e7a e frescor. A cor, claro, j\u00e1 foi vista em v\u00e1rias passarelas de acess\u00f3rios e vestu\u00e1rios pelo mundo. Tamb\u00e9m est\u00e1 presente na decora\u00e7\u00e3o e pode, por que n\u00e3o, estar presente no marketing da sua empresa.<\/p>\n

Em anos anteriores, as cores escolhidas foram estas aqui:<\/p>\n

 <\/p>\n

Como escolher as cores para seu marketing<\/h2>\n

Sua empresa j\u00e1 tem uma cor definida? Ok, mas voc\u00ea n\u00e3o precisa se limitar a apenas uma tonalidade. Existem combina\u00e7\u00f5es lindas feitas com base em uma cor principal. \u00c9 preciso bom gosto, claro, para que o produto se destaque e n\u00e3o fique uma miscel\u00e2nea de tonalidades. A boa not\u00edcia \u00e9 que a tecnologia \u00e9 nossa aliada na hora de colorir nossos materiais.<\/p>\n

A Adobe, por exemplo, possui uma ferramenta (https:\/\/color.adobe.com\/pt\/<\/a>)\u00a0muito interessante que auxilia na hora de eleger as cores. \u00c9 poss\u00edvel\u00a0escolher entre os processos b\u00e1sicos de harmonia como An\u00e1logo, Monocrom\u00e1tico, Triade, Cores complementares, Sombras e Compostas.<\/em><\/p>\n

Se voc\u00ea ainda tiver dificuldade para entender como pode utilizar mais cores nas redes, pense em segmenta\u00e7\u00f5es. Imagine que sua marca ofere\u00e7a ao p\u00fablico uma gama grande de produtos ou servi\u00e7os. Voc\u00ea pode segmentar cada categoria por uma cor. Isso vai ajudar na identifica\u00e7\u00e3o do consumidor, que vai saber do que se trata logo quando colocar o olho na pe\u00e7a. Outra sugest\u00e3o \u00e9 segmentar dessa forma as editorias de conte\u00fado.<\/p>\n

Outra ideia bacana \u00e9 aplicar filtros ou identificar sempre elementos com uma cor espec\u00edfica nas suas imagens. Uma marca que faz isso muito bem nas redes sociais \u00e9 a Azul Linhas A\u00e9reas. Todas as fotos publicadas pela marca no Instagram<\/a> s\u00e3o enviadas por colaboradores ou seguidores, mas todas possuem um elemento que as identifica: a cor azul. Olha s\u00f3:<\/p>\n

 <\/p>\n

Lembrem-se: as cores s\u00e3o nossas aliadas. Elas nos ajudam a transmitir a mensagem que queremos para nosso p\u00fablico. Com inspira\u00e7\u00e3o, criatividade e bom gosto d\u00e1 para fazer muita coisa legal! M\u00e3os a obra!<\/p>\n

Beatriz Valle<\/strong> \u00e9 gestora da BValle<\/a> e fica de olho em op\u00e7\u00f5es bacanas para gerar mais resultados aos clientes.<\/div>\n

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Use e abuse das cores nas redes sociais!<\/h2>\n

Quem acompanha as redes\u00a0sociais da BVALLE j\u00e1 percebeu que amamos cores. H\u00e1 combina\u00e7\u00f5es infinitas de tonalidades e, na nossa opini\u00e3o, elas est\u00e3o l\u00e1 para serem aproveitadas com sabedoria. Vemos bastante gente perdendo a m\u00e3o ou usando s\u00f3 amarelo e cinza\u2026 Temos que usar a aquarela ao nosso favor!<\/span><\/p>\n<\/header>\n

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Tem muita coisa sendo falada sobre design para redes sociais, mas pouco se fala sobre a import\u00e2ncia das cores. Esse o tema de hoje.<\/p>\n

Por que \u00e9 importante pensar nas cores?<\/p>\n

As cores fazem parte do padr\u00e3o do marketing. Elas ajudam a compor o aspecto visual do produto, da arte e na constru\u00e7\u00e3o da percep\u00e7\u00e3o do consumidor.<\/p>\n

De acordo com uma pesquisa, divulgada pelo site Kissmetricks<\/a>, as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80%. E isso est\u00e1 atrelado \u00e0 confian\u00e7a que o consumidor tem na sua empresa.<\/p>\n

Em meio a tantos conte\u00fados nas redes sociais, investir em uma imagem com cores marcantes, que impactem o emocional do p\u00fablico, faz a diferen\u00e7a e destaca a sua pe\u00e7a.<\/p>\n

Cada tonalidade inspira um sentimento. Elas transmitem uma mensagem. \u00c9 importante tirar proveito disso para que o seu conte\u00fado seja mais rico em elementos e agregue mais informa\u00e7\u00e3o para o seu seguidor.<\/p>\n

Abaixo, vou falar um pouco sobre cada cor e como ela afeta na ideia que passamos:<\/p>\n

O que significa cada cor<\/h2>\n

Amarelo:<\/strong> relacionado a energia, otimismo, jovialidade. O sol! \u00c9 estimulante, alegra, comunica, prende a aten\u00e7\u00e3o. Indicado para neg\u00f3cios relacionados a juventude, alimenta\u00e7\u00e3o, im\u00f3veis, natureza.<\/p>\n

Vermelho:<\/strong> o tom cria uma sensa\u00e7\u00e3o de urg\u00eancia, traz a ideia de paix\u00e3o, dinamismo. O amor e aqueles cora\u00e7\u00f5es todos no dia dos namorados\u2026 Afeta o senso de emerg\u00eancia. Pode ser usado em liquida\u00e7\u00f5es, para chamar a aten\u00e7\u00e3o de fato. O bot\u00e3o de parar na esteira, o caminh\u00e3o de bombeiros e o saldo negativo do banco n\u00e3o est\u00e3o em vermelho por acaso!<\/p>\n

Azul:<\/strong> transmite confian\u00e7a, calma, credibilidade, profissionalismo. Funciona muito para companhias a\u00e9reas, bancos, neg\u00f3cios relacionados \u00e0 sa\u00fade, empresas de tecnologia e finan\u00e7as. \u00c9 a cor da higiene. C\u00e9u, oceano, frio. Aten\u00e7\u00e3o empres\u00e1rios: diz-se que azul nos ambientes de trabalho estimula a produtividade.<\/p>\n

Verde:<\/strong> traz a ideia de natureza, serenidade. Ela relaxa e acalma. Pode ser muito bem aplicada em neg\u00f3cios relacionados \u00e0 natureza, \u00e0 sa\u00fade e tamb\u00e9m finan\u00e7as, pois remete a perseveran\u00e7a e vitalidade.<\/p>\n

Laranja:<\/strong> assim como o amarelo e o vermelho, o laranja transmite energia, jovialidade, dinamismo. Bom para chamar a aten\u00e7\u00e3o em uma call to action<\/em>. Tamb\u00e9m funciona para neg\u00f3cios relacionados a alimenta\u00e7\u00e3o. Marcas que usam laranja costumam ser amig\u00e1veis, alegres.<\/p>\n

Roxo:<\/strong> traz um toque luxuoso, misterioso, de sabedoria. Tamb\u00e9m usado para marcas de beleza, tecnologia, finan\u00e7as. \u00c9 a cor da realeza e do respeito.<\/p>\n

Rosa:<\/strong> o rosa \u00e9 divertido, alegre, delicado, leve. Muito relacionado ao universo feminino, vestu\u00e1rio, acess\u00f3rios.<\/p>\n

Marrom:<\/strong> o marrom \u00e9 muito atrelado ao natural, ao rural, ao simples. Tamb\u00e9m remete ao r\u00fastico. Usado para materiais voltados ao p\u00fablico masculino. Tamb\u00e9m pode ser aplicado em neg\u00f3cios relacionados \u00e0 natureza, trabalhos manuais ou for man<\/em>.<\/p>\n

Branco:<\/strong> o branco remete \u00e0 pureza, nobreza, limpidez. \u00c9 uma cor dif\u00edcil, que precisa de outra para apoi\u00e1-la. Nos amamos pela ideia de clareza e transpar\u00eancia.<\/p>\n

Preto:<\/strong> por fim, o preto. O tom \u00e9 poderoso, imp\u00f5e, remete a poder e a valor. Muito usado para destacar produtos luxuosos. Pode ser muito bem empregado em neg\u00f3cios relacionados a tecnologia, transporte e mercado de alto padr\u00e3o.<\/p>\n

Tend\u00eancias<\/h2>\n

As cores tamb\u00e9m est\u00e3o muito relacionadas \u00e0s tend\u00eancias. \u00c9 legal saber, por exemplo, que todo ano a Pantone<\/a> escolhe a sua cor de refer\u00eancia. Para 2017, a escolhida foi a Greenery, uma mistura de tons esverdeados e amarelados, que gera um verde claro. De acordo com a marca, a tonalidade simboliza novos come\u00e7os. Traz esperan\u00e7a e frescor. A cor, claro, j\u00e1 foi vista em v\u00e1rias passarelas de acess\u00f3rios e vestu\u00e1rios pelo mundo. Tamb\u00e9m est\u00e1 presente na decora\u00e7\u00e3o e pode, por que n\u00e3o, estar presente no marketing da sua empresa.<\/p>\n

Em anos anteriores, as cores escolhidas foram estas aqui:<\/p>\n

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Como escolher as cores para seu marketing<\/h2>\n

Sua empresa j\u00e1 tem uma cor definida? Ok, mas voc\u00ea n\u00e3o precisa se limitar a apenas uma tonalidade. Existem combina\u00e7\u00f5es lindas feitas com base em uma cor principal. \u00c9 preciso bom gosto, claro, para que o produto se destaque e n\u00e3o fique uma miscel\u00e2nea de tonalidades. A boa not\u00edcia \u00e9 que a tecnologia \u00e9 nossa aliada na hora de colorir nossos materiais.<\/p>\n

A Adobe, por exemplo, possui uma ferramenta (https:\/\/color.adobe.com\/pt\/<\/a>)\u00a0muito interessante que auxilia na hora de eleger as cores. \u00c9 poss\u00edvel\u00a0escolher entre os processos b\u00e1sicos de harmonia como An\u00e1logo, Monocrom\u00e1tico, Triade, Cores complementares, Sombras e Compostas.<\/em><\/p>\n

Se voc\u00ea ainda tiver dificuldade para entender como pode utilizar mais cores nas redes, pense em segmenta\u00e7\u00f5es. Imagine que sua marca ofere\u00e7a ao p\u00fablico uma gama grande de produtos ou servi\u00e7os. Voc\u00ea pode segmentar cada categoria por uma cor. Isso vai ajudar na identifica\u00e7\u00e3o do consumidor, que vai saber do que se trata logo quando colocar o olho na pe\u00e7a. Outra sugest\u00e3o \u00e9 segmentar dessa forma as editorias de conte\u00fado.<\/p>\n

Outra ideia bacana \u00e9 aplicar filtros ou identificar sempre elementos com uma cor espec\u00edfica nas suas imagens. Uma marca que faz isso muito bem nas redes sociais \u00e9 a Azul Linhas A\u00e9reas. Todas as fotos publicadas pela marca no Instagram<\/a> s\u00e3o enviadas por colaboradores ou seguidores, mas todas possuem um elemento que as identifica: a cor azul. Olha s\u00f3:<\/p>\n

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Lembrem-se: as cores s\u00e3o nossas aliadas. Elas nos ajudam a transmitir a mensagem que queremos para nosso p\u00fablico. Com inspira\u00e7\u00e3o, criatividade e bom gosto d\u00e1 para fazer muita coisa legal! M\u00e3os a obra!<\/p>\n

Beatriz Valle<\/strong> \u00e9 gestora da BValle<\/a> e fica de olho em op\u00e7\u00f5es bacanas para gerar mais resultados aos clientes.<\/div>\n

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