É preciso encarar o fato: seus pais e avós também são potenciais consumidores online. Apesar de boa parte do marketing digital não ser voltado para a terceira idade, o público maduro está aderindo ao online a taxas aceleradíssimas. O número de consumidores nessa faixa cresce vertiginosamente. De acordo com um estudo do IBGE, em 40 anos a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que, enquanto o índice de brasileiros conectados na internet cresceu mais de 100% nos últimos oito anos, os internautas da terceira idade tiveram um aumento de 940%. E não é só de sites de crochê e tricot que vivem os mais maduros na web. A terceira idade movimenta a economia online.

De acordo com a Ebit, empresa especializada em comércio eletrônico, o consumidor mais experiente movimenta R$ 15,6 bi em compras online. O ticket médio de consumidores com mais de 50 anos nas lojas online é de R$ 411, sendo que o ticket médio da média de todas as idades é de R$ 388. E a tendência é que os idosos sejam ainda mais importantes para as vendas online. Se somarmos a renda da terceira idade brasileira, temos cerca de R$ 330 bilhões.

 

Sim, eles estão ingressando em massa nas redes sociais. Em 2014 os idosos já eram o público que mais crescia no Facebook. Hoje, 83% das pessoas com mais de 60 anos que possuem perfil na rede social acessam a plataforma diariamente, dado da SêniorLab. Além disso, 64% deles afirma ter um smartphone e 25,3% dos sexagenários estão no Instagram.

O que os vovôs procuram na internet

De acordo com a Ebit, os principais interesses da terceira idade na internet, quando o assunto é compras, são:

  • Perfumaria
  • Saúde
  • Eletrodomésticos
  • Casa
  • Decoração
  • Moda
  • Acessórios
  • Telefonia celular

Como fazer marketing para a terceira idade

Fica claro que a maioria esmagadora das campanhas de marketing esquece dos idosos. Ainda é uma tendência, então as empresas estão aprendendo como se comunicar com esse público.

Um bom exemplo de marketing voltado à terceira idade é a campanha do Itaú, que traz duas simpáticas senhorinhas, perfeitamente capazes de acessar o internet banking e marcar encontros com as amigas online.

 

Abaixo, algumas dicas para se comunicar com esse público:

Foco na maturidade

Bom, a primeira dica para ser assertivo com a terceira idade é considerá-los como público-alvo. Vale incluir a terceira idade como persona da marca, se pertinente, claro. Represente também os mais maduros no seu design e nas suas artes.

Mensagens claras

Para atingir o público mais velho é preciso que o material de divulgação seja de fácil e rápida compreensão. Certifique-se de que a mensagem seja clara e direta.

Seja acessível

Não adianta realizar uma campanha de marketing focada na terceira idade se seu site não é amigável ou não possui boa usabilidade. Tenha informações claras e oriente sua equipe de vendas, suporte e atendimento a serem disponíveis e amigáveis. O ritmo de compra de um senhor de 65 anos pode não ser tão dinâmico quanto o de um rapazote de 23.

Seja confiável

Assim como outros consumidores, os idosos não vão comprar de uma empresa que eles não confiam. Por isso, invista em ações que aumentem a credibilidade da sua marca, como assessoria de imprensa, divulgação de depoimentos de clientes e certifique o cliente da segurança da sua empresa na hora da compra.

Escute e valorize

O público da terceira idade adora ser ouvido. Por isso, incentive os comentários, escute e valorize suas histórias.

Foque na experiência do consumidor

A jornada do consumidor não termina no momento da compra. É preciso se certificar de que o serviço prestado e de que a experiência com o produto sejam positivas e confortáveis. Invista em atendimentos personalizados e em pós-venda.

Não generalize

Os idosos são pessoas, com suas especificidades, gostos e preferências, que envelheceram. Não generalize o público. Você não vai conseguir falar com toda a terceira idade usando a mesma linguagem.

Uma alternativa legal na hora de investir em campanhas de marketing para esse público é contar com segmentação. O Facebook, por exemplo, possui uma ampla possibilidade de segmentar o público atingido por um anúncio. Pesquise também sites de interesse do público idoso. Vale investir, por exemplo, em blogueiros maduros. Um exemplo é a influencer Miréia Borges, de Porto Alegre.

Para o público na terceira idade é bacana aliar estratégias de marketing online com marketing tradicional. Vale investir também em propagandas de televisão ou em anúncios em jornal.

Por fim, não se esqueça de conversar com os idosos ao seu redor. Você não vai conseguir vender para sua avó se não conhecê-la bem. 😉

 

Beatriz Valle é gestora da BVALLE e tem uma mãe setentona que adora uma compra parcelada.