Nos últimos tempos, estamos ouvindo falar muito de um tal Inbound Marketing. Mas, afinal, o que é isso? Para que serve? Como pode ajudar a sua empresa a conquistar novos clientes? Acalmem o coração que hoje vamos destrinchar esse assunto.

O conceito vem dos Estados Unidos e começou a se popularizar após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, em 2009. Os empresários são os fundadores da Hubspot e defenderam a ideia de que as marcas deveriam parar de ir atrás dos clientes. Ao invés disso, ser encontradas por eles.

 

 

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que funciona através do conteúdo. A ideia é atrair os visitantes ao seu site sem recorrer a propagandas chatas ou invasivas. E como se atrai os visitantes? Simples! Oferecendo a eles algo útil e interessante. A base do Inbound Marketing é investir em conteúdo de qualidade. Vale apostar em blogs, e-books, sites, enfim, locais na web em que a sua empresa pode entregar informações valiosas para o seu cliente. Depois, vem o pulo do gato: em troca do conteúdo, você pede a ele algumas informações básicas e de contato. Assim, vai conseguir estabelecer um relacionamento.

 

Além de atrair os clientes e da possibilidade de relacionamento com eles, há outras vantagens dessa estratégia: tornar sua marca referência na área, educar os seus clientes sobre o segmento da marca e melhorar o posicionamento da empresa no Google. O mais legal em todas essas ações é a capacidade de mensurar os dados. É possível saber quantas pessoas viram o conteúdo, clicaram ou compraram em cada campanha lançada por meio de ferramentas de webanalytics. Com tudo isso em mãos, dá para acompanhar e melhorar o ROI (retorno sobre investimento).

 

Como funciona o Inbound Marketing

Para que toda essa máquina funcione direitinho, é preciso seguir alguns passos simples ao longo do processo. Por isso, a estratégia de Inbound segue este percurso:

  •  Atrair
  • Converter
  • Relacionar
  • Vender
  • Analisar

 

 

Funil de vendas. Fonte: Vucom

 

Atrair – A ideia desta etapa é construir um material interessante para a sua empresa na web. É essencial investir em um site responsivo, com possibilidades de conversão, e construir um blog com conteúdo interessante para seu público-alvo. Também é importante prestar atenção no SEO do blog e apostar em ferramentas para que todo o seu material seja otimizado para as buscas certas no Google.

Dessa forma, o público interessado no assunto vai chegar ao seu blog.

Converter – Essa etapa é essencial! A conversão diz respeito ao seu visitante enviar a você algumas informações ou dados em troca de conteúdos ou benefícios. Sua marca pode fazer isso por meio de ofertas (ex: deixe seu e-mail e receba 10% off na primeira compra), de landing pages ou ainda na troca de acesso a um webinar (palestra online), por exemplo.

 

 

 

A Renner utiliza desconto em troca de informações dos clientes

Relacionar – Depois de atrair o cliente e conseguir um canal de comunicação, é preciso manter o contato com o lead. Isso é importante, já que cada cliente tem seu tempo para fazer a compra e isso nem sempre acontece no início do processo. Esse contato é feito, geralmente, por e-mail marketing, e-mails promocionais ou newsletters. A ideia é continuar alimentando o seu possível cliente com conteúdos e oferecer a ele gatilhos para compra, como ofertas relâmpago, por exemplo.

 

 

Campanha do Méliuz para venda

 

Vender – Pois bem, essa é a etapa de ouro da empresa, já que todo o trabalho desenvolvido até aqui foi feito para que a equipe de vendas tenha mais leads qualificados para trabalhar. Aqui, é importante ter um time de vendas alinhado, que consiga aproveitar todo o potencial dos clientes e da solução ou produto que está vendendo.

Analisar – A última etapa é fazer a análise de todo o processo, entender quais campanhas e ações foram mais assertivas, corrigir erros e potencializar o que deu certo. Mesmo após a venda, essa etapa é essencial, para entender onde o processo precisa melhorar. Um hábito muito bom é estabelecer metas a serem alcançadas.

 Como sua empresa pode se beneficiar do Inbound Marketing?

Como vimos, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que gera muitos benefícios para uma empresa. Ela consegue ganhar visibilidade no mercado, atrair pessoas que estão interessadas no assunto e manter relacionamento com possíveis clientes. Tudo isso impulsiona o trabalho da equipe de vendas e, mesmo após a venda do produto ou serviço, ainda é possível manter o relacionamento com esses clientes e oferecer novas soluções para aumentar o ticket médio do comprador.

O Inbound Marketing é mais barato, amigável e efetivo do que o marketing tradicional. Além disso, tem alto índice de monitoramento, permitindo seu aperfeiçoamento.

 Como implantar o Inbound Marketing na minha empresa

Hoje, há vários sistemas que oferecem todas as ferramentas para estratégias de Inbound Marketing. No Brasil, o maior deles é a plataforma RD Station, da Resultados Digitais. A plataforma é ligada à agências parceiras, que fazem toda a produção de conteúdo, gerenciamento dos processos e acompanhamento dos leads.

A BVALLE, com muito orgulho, é uma empresa parceira da RD em Porto Alegre e oferece todo o pacote de Inbound para os clientes. Entre em contato conosco para conversarmos. Vamos colocar essa máquina de vendas a serviço do seu negócio!

Beatriz Valle é gestora da BValle e fica de olho em opções bacanas para gerar mais resultados aos clientes.