Vejo muitos empresários por aí que não se dão conta de que existe vida além do Facebook. Há muitas plataformas legais, de nicho, que podem ser muito úteis para marcas de vários segmentos. Por isso, listei aqui algumas redes sociais legais e contei por que elas podem ser úteis para o negócio de vocês.

Algumas das listadas abaixo não são exatamente aquilo que vocês chamariam de rede social, mas nosso critério aqui é o compartilhamento de informações e a interação em comunidade, ok?

Olha só:

 

Instagram: esta rede social é bem conhecida. Ela foi, inclusive, comprada pelo Facebook em 2012. Recentemente, a empresa alcançou a marca de 700 milhões de usuários ativos.
Trata-se de uma rede para compartilhamento de fotos e vídeos. Funciona muito para empresas que trabalham com produtos, com venda direta para o consumidor.

Um recurso muito interessante é o Stories, que cumpre uma função muito similar que o Snapchat: são vídeos e fotos que duram apenas 24h para os seguidores.

Algumas dicas para sua empresa aproveitar essa funcionalidade:

Conheça seu público: entenda quem é a persona da sua marca e saiba como ela interage na rede social

Mostre os bastidores e humanize a sua marca

Mostre seu produto ou serviço em ação

Promova ofertas e descontos – o senso de urgência do Stories vai motivar os clientes a comprar seu produto mais rapidamente

Outra dica legal para aproveitar no Instagram é apostar em micro-influenciadores. Eles são muito ativos e engajados na plataforma. Mapeie aqueles que fazem mais sentido para a sua marca e converse com eles para bolar ações legais para divulgar seu produto ou serviço.

 

Pinterest O Pinterest é uma rede social cheia de inspirações. Os conteúdos linkados lá são atemporais, ficam lá “para sempre” e podem ser acionados pelas tags de acordo com as buscas dos interessados. Além disso, a presença no Pinterest garante mais tráfego ao site, já que cada imagem (chamada de Pin) tem um link embedado e sua foto representa um artigo, receita ou produto, por exemplo, que leva o usuário a saber mais informações sobre ele diretamente em sua fonte.

Também é possível criar boards de acordo com temas e interagir com o público. Funciona muito bem para marcas que possuem blog, já que é possível linkar os posts no Pinterest. Aquelas marcas de produtos criativos ou de serviços focados no consumidor final têm muito a aproveitar. O Pinterest é um ótimo espaço para empresas de moda, de acessórios ou de beleza.

Uma marca que trabalha muito bem com os dashboards é a Sephora, que soma quase 500 mil seguidores. Ela trabalha painéis com temas como: “maquiagem do dia”, “como fazer” e “dicas para formatura”.

Slideshare O Slideshare é uma rede social de compartilhamento de apresentações. Em 2012, ela foi comprada pelo Linkedin e é hoje um dos top 100 sites mais visitados do mundo. Uma das coisas bacanas da rede é que a concorrência é baixa para as empresas. Poucas empresas brasileiras investem no SlideShare como estratégia de comunicação. Você já vai sair na frente.

Os conteúdos permanecem na plataforma para sempre, gerando tráfego para seu site, aumentando a reputação da sua empresa e melhorando o rankeamento no Google.

No SlideShare é possível construir uma comunidade de seguidores e interagir com eles. Funciona muito para marcas que querem criar uma reputação na Web e virar referência em um assunto.

Quem trabalha muito bem com o Slideshare é a Fabulosa Ideia. Olha que bonitão o espaço deles: https://pt.slideshare.net/FabulosaIdeia

Mas atenção. Não suba para o Slideshare qualquer apresentação feinha. É importante que os arquivos sejam bonitos e com bons conteúdos. afinal, é a sua marca que vai estar lá, não é mesmo?

 

Linkedin. O Linkedin é uma rede social corporativa, muito relacionada a assuntos de trabalho, busca por recolocação e networking.

É uma plataforma muito importante para profissionais que prestam serviços. Vale muito para consultorias e é muito utilizada por empresas B2B.

Para pessoas físicas uma funcionalidade muito legal da rede é a utilização da plataforma Pulse, para publicação de textos. Um case bacana de pessoa que se tornou famosa usando o Linkedin Pulse é a Flavia Gamonar. Ela começou escrevendo despretensiosamente, mas sempre buscou postar textos bem embasados e com frequências bem determinadas. Os textos dela ganharam destaque e hoje ela dá palestras em todo o Brasil sobre o assunto.

No caso das empresas, também vale criar uma página e compartilhar conteúdos pertinentes ao tema da empresa, divulgar novos clientes e também os serviços prestados. Há a possibilidade de aproveitar os grupos e fóruns para divulgar os conteúdos.

Pedir aos funcionários que se cadastrem na plataforma e indiquem que trabalham na empresa também é uma maneira de promover a marca na rede. Outra utilização interessante é a prospecção de clientes. Encontre potenciais compradores do seu produto ou serviço e entre em contato.

 

Whatsapp. O Whatsapp é a rede social mais utilizada no Brasil.

Um dos recursos mais usados pelas empresas é o serviço de atendimento ao consumidor. Responder dúvidas e perguntas pelo whatsapp cria relacionamento com o cliente e faz com que ele se sinta assistido. Muitas marcas realizam até mesmo vendas direto pelo Whatsapp. Com os contatos dos clientes também vale criar uma lista de transmissão para divulgação de promoções e novidades da marca.

 

Tumblr. O Tumblr é uma plataforma de blogging com estilo minimalista, caracterizada pelo conteúdo multimídia e pelos textos curtos (uma mistura de blog e Twitter). Dados de 2016 apontam que Tumblr conta com 555 milhões de visitantes por mês.

A essência da plataforma é o compartilhamento de conteúdo dinâmicos. Uma ação legal para ser feita pelas marcas é acompanhar e participar dos conteúdos produzidos pelos seus seguidores e pelo público-alvo. Para interagir com os fãs, a plataforma permite seguir, ser seguido e fazer repostagem de conteúdos.

Vale muito para empresas que investem em storytelling.

O Tumblr é muito utilizado pelo público jovem, por isso, marcas relacionadas com essas personas fazem sucesso nas redes. Uma delas é a Vans, que aposta em fotos e gifs.

 

Para ser encontrado no Tumblr, uma dica é investir nas tags. Usuários do Tumblr utilizam muito a ferramenta de busca para encontrar novos conteúdos.

Outra ideia legal é usar o Tumblr como portfólio digital.

 

Twitter Ao contrário do que muitos pensam, o Twitter não morreu. Ele continua vivo, mas com um público mais qualificado.

Essa rede social é muito útil para compartilhamento rápido de informação e conteúdo. Para empresas que possuem blogs, é uma forma fácil de dividir com o público os seus novos conteúdos.

Funciona bem para relacionamento com potenciais clientes. Por meio da busca, você consegue ver o que estão falando sobre a sua empresa e responder os Tweets. Vale também buscar hashtags relacionadas com a sua marca e interagir com pessoas interessadas no tema.

É uma ferramenta legal também para fazer o monitoramento do seu mercado. Veja o que estão falando sobre o segmento e sobre os concorrentes.

 

Medium O Medium é uma ferramenta que chegou no Brasil há pouco tempo. Ela foi criada em 2012, por um cofundador do Twitter. A ideia era que os usuários pudessem escrever textos longos. Ele oferece as mesmas funções de compartilhamento que o Twitter: curtir e compartilhar.

É uma comunidade de pessoas que gostam muito de ler e escrever. Bons textos no Medium costumam viralizar bem na web. Uma funcionalidade legal é a possibilidade de selecionar um trecho, comentá-lo e compartilhá-lo, o que facilita muito o engajamento dos leitores.

Outra coisa bacana é que você pode importar o conteúdo já publicado em outro blog seu automaticamente, o que aumenta também o posicionamento no Google. O especialista em marketing Neil Patel indica a plataforma para quem quer aumentar o alcance do seu blog.

Para ter sucesso no Medium, é importante oferecer um conteúdo de qualidade e também uma formatação harmoniosa: invista em espaços brancos, citações em destaque, imagens e ilustrações.

 

Yahoo Respostas. Pode parecer estranho esse item estar aqui, mas vocês vão entender por quê. Alguma vez vocês já quiseram tirar uma dúvida no Google e encontraram no Yahoo Respostas um item que respondia exatamente a sua pergunta? Pois é. Muitos internautas recorrem a essa plataforma para tirar dúvidas. Sua empresa pode fazer um mapeamento das questões e usar o perfil de um dos donos ou funcionários para sanar a dúvida linkando com a empresa. A resposta vai ficar lá para sempre, rankeando a sua empresa no Google e divulgando as informações do post.

Para você não perder tempo em redes sociais que não vão trazer muitos benefícios para sua empresa, é preciso entender quem é seu público-alvo, definir uma persona e entender como o cliente interage na internet. Também é preciso compreender como é a jornada de compra do seu produto ou serviço: ela é feita online? Você precisa educar o cliente antes da compra?

A partir disso, é essencial entender quais as redes sociais que seu segmento-alvo mais utiliza.

 

Infográfico divulgado por Neil Patel

Se você está sem ideias, olhe para seus concorrentes ou para empresas que você admira no seu segmento. Veja o que elas estão fazendo, o que está dando certo e veja se pode incorporar algumas das estratégias para o seu negócio.

Abra sua mente! Existe marketing além do Facebook 😉

Beatriz Valle é gestora da BValle e fica de olho em opções bacanas para gerar mais resultados aos clientes.