Vamos dar atenção a mais um assunto super pertinente para o pessoal de comunicação e marketing: landing pages.

Quem não sabe do que eu estou falando, já deve estar levantando as sobrancelhas… Calma, eu explico tudinho!

Landing pages são páginas, separadas do site principal ou não, focadas em conversão. Elas trazem formulários, onde os visitantes incluem seus dados, em troca de algum conteúdo, brinde ou informação. Esses visitantes viram, então, leads, ou seja,clientes em potencial.

É comum vermos sites usando landing pages para oferecer e-books, vídeos ou planilhas.

A landing page da Endeavor, por exemplo, pede informações do visitante em troca do ebook “Gestão por Resultados”:

 

Já a landing page do site Fórmula de Passagens pede apenas o e-mail do visitante em troca de informações e vídeos sobre como comprar passagens aéreas mais baratas:

 

Além dessa função inicial, de aumentar a base de potenciais clientes, as landing pagestambém podem ser utilizadas para nutrir leads, para direcionar contatos já coletados para o funil de vendas, levando ao fechamento do negócio.

Uma landing page pode estar dentro de um website mas, diferente de um site institucional, ela existe para cumprir um único objetivo, seja ele captar o e-mail do visitante ou conhecer melhor o potencial cliente. Por isso, a página apresenta poucas informações.

Claro que a landing page não é uma ação isolada. Ela faz parte de uma estratégia de marketing completa. Se bem usada, essa ferramenta pode ajudar você a conhecer melhor o seu público, gerar mais leads e reduzir seu custo de aquisição por cliente (CAC).

Como criar uma landing page

Você tem duas opções para criar uma landing page:

  • Desenvolver, dentro do site da sua empresa, uma página específica para essa função;
  • Criar uma landing page separada do site, que pode ser temporária ou não.

Uma landing page é uma página na internet. Se a sua empresa contar com um programador ou desenvolvedor, ele vai saber fazer isso sem problemas. Agora, se sua empresa não conta com um profissional de TI, você mesmo pode criar a sua. Não é um bicho de sete cabeças! Existem vários sites que fazem todo o trabalho pesado.

Abaixo, algumas indicações:

http://www.klickpages.com.br/ – site intuitivo e completo para criação de páginas. Custa R$1 no primeiro mês e R$197 nos meses seguintes.

https://www.launchrock.com/ – site gratuito para criação de páginas de lançamento, mas que também pode ser usado para construção de landing pages.

http://landingi.com.br/ – outro site completo para construção e monitoramento de landing pages. Para até 1000 leads, custa $29 por mês.

 

Como fazer sua landing page ser mais efetiva

Há, claro, algumas estratégias para que uma landing page seja mais efetiva.

1 – Seja honesto e ofereça conteúdo de qualidade

Uma das lições mais importantes é nunca tentar enganar o seu visitante. Você precisa ser honesto com ele e oferecer algo de qualidade em troca da informação que está pedindo. Se você oferecer um e-book ruim em troca de um formulário respondido, o visitante vai perder a confiança na sua empresa.

2 – Menos é mais

Quanto menos distrações você tiver na sua landing page, melhor. Evite imagens muito complexas ou botões que vão levar o visitante para fora da página. Foque no seu objetivo final.

3 – Pense o CTA com muito carinho

Um dos elementos principais da landing page é o CTA, o Call To Action. É o botão que vai convidar o seu visitante para ação. O CTA precisa chamar a atenção e estar muito visível para o visitante. Faça vários testes.

4 – Pense bem no que você vai perguntar para o seu visitante

Você construiu a landing page porque está atrás de uma informação. Pense bem nas informações que você vai pedir. O seu visitante não vai responder a um formulário gigantesco. Você precisa aproveitar bem a chance que está tendo. Por isso, escolha as perguntas com sabedoria.

5 – Pense de maneira responsiva

Na hora de montar a sua landing page, não esqueça que grande parte dos acessos virá do mobile. Se você fizer uma página linda, mas que não funciona bem no celular, o trabalho será perdido.

Entendido? Espero que essas dicas sejam eficazes na campanha de marketing da empresa de cada um!

Beatriz Valle é gestora da BValle e fica de olho em opções bacanas para gerar mais resultados aos clientes.