Recrutar e manter bons profissionais na empresa não basta. É preciso administrar esses talentos e integrar as forças de trabalho em um time multiprofissional, eficiente e coerente. Em outras palavras, é preciso fazer uma boa gestão de equipe.

Sem isso, será impossível que sua empresa se desenvolva e se destaque da concorrência. O recurso mais valioso de uma organização são as pessoas. Por isso, elas requerem especial atenção. 

Às vezes, é complicado lidar com as pessoas, não é mesmo? Mas existem algumas estratégias que vamos compartilhar com você e que vão te ajudar a melhorar o bem-estar, a qualificação e a produtividade da sua equipe. 

Neste artigo, iremos explicar o que é gestão de equipe, qual sua importância e como fazê-la na prática. Também abordaremos o papel do gestor de equipe e as características de uma boa liderança. Tudo pronto? Então vamos.

O que é gestão de equipe?

funcionários analisando números
Imagem: Freepik

Gestão de equipe é a administração de um grupo de pessoas em um ambiente organizacional, que tem o objetivo de melhorar o bem-estar dos indivíduos, a produtividade e eficiência do trabalho, a comunicação interna e a sinergia entre os integrantes.

Para entender melhor o que é gestão de equipe, é preciso ter clareza dos conceitos de gestão e equipe. Enquanto gestão é o gerenciamento de recursos, pessoas ou objetos com uma finalidade, a equipe é grupo de pessoas comprometidas com um objetivo em comum.

De acordo com a professora da USP Tânia Casado,  uma equipe tem sua própria forma de  funcionar, compartilha responsabilidades e objetivos comuns e cria metas a partir de objetivos individuais para atender os anseios de todos os integrantes.

Essa definição ressalta a unidade de propósito e a diversidade de tarefas que devem compor uma equipe profissional. A “própria forma de funcionar” também remete ao fluxo de trabalho,  a rotina de reuniões e a cultura organizacional.

Já Limongi-França e Arellano afirmam que, em uma equipe, cada membro compreende o papel do outro no processo e tem conhecimento das etapas e da filosofia de trabalho. 

Essas duas características mostram a importância de conhecer as atribuições dos colegas de trabalho, inclusive de outros departamentos, e ter clareza da missão da empresa e das etapas de entrega das tarefas.

E qual a importância para as empresas?

Uma empresa não é feita de pessoas isoladas, e sim de equipes. Para que os objetivos da companhia sejam alcançados e o trabalho seja concluído, cada um dos colaboradores deve atuar de forma eficiente, respeitando os prazos e os padrões de qualidade.

Como a maioria dos processos são divididos em várias etapas que envolvem várias pessoas, a gestão de equipe será fundamental para minimizar erros e garantir o sucesso do resultado final.

Dependendo do tamanho da organização, os profissionais são divididos em departamentos, superintendências ou organizações, o que torna a administração ainda mais complexa e necessária.

Além disso, a gestão de equipe é indispensável para desenvolver talentos, monitorar projetos, identificar gargalos e problemas operacionais, gerar unidade no grupo, incentivar os integrantes e melhorar a satisfação dos trabalhadores.

Gestão de equipe x gestão de pessoas  

Apesar de terem objetivos parecidos, a gestão de equipe não é a mesma coisa que gestão de pessoas. Enquanto a primeira tem um enfoque coletivo no alcance de metas, desenvolvimento de talentos e entrega de resultados, a segunda possui ênfase individual.

Na gestão de pessoas, os gestores da empresa e o departamento de Recursos Humanos trabalham para criar uma cultura organizacional, se comunicar com cada colaborador e motivar, capacitar e apoiar os profissionais.

Além disso, em organizações de médio e grande porte, a gestão de pessoas é mais abrangente e envolve todos os departamentos, enquanto a gestão de equipe é específica e personalizada para cada departamento.

Características de um bom líder 

Homem, no escritório, mexendo no computador
Imagem: Freepik

A figura essencial de uma boa gestão de equipe é um bom líder. O gestor do time precisa promover interação entre os membros da equipe, padronizar os processos de entrega de tarefas, monitorar as atividades, dar feedbacks e orientar o grupo sobre os objetivos, métodos e princípios da organização.

Ele também deve ser um guia profissional, um facilitador do processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada colaborador. Seu papel é incentivar os liderados e encorajar as pessoas a trocarem conhecimentos e experiências.

O bom gestor também deve tratar seus subordinados com ética, respeito e humanidade. Sua postura precisa ser condizente com os valores da empresa e a cultura organizacional.

Para John Hoover, autor do livro Liderança Compartilhada, a liderança é uma ação e não uma posição. Ou seja, não é sobre hierarquia, mas sobre a administração de pessoas, talentos, atividades e prazos e planejamento estratégico.

Resumindo, um bom líder é capaz de:

  • Incentivar os colaboradores a melhorarem seu trabalho e se capacitarem cada vez mais
  • Identificar e desenvolver talentos dos membros da equipe
  • Estimular a interação e a troca de conhecimentos entre profissionais
  • Comunicar os objetivos, metodologias e princípios que vão nortear a equipe
  • Comandar o planejamento das metas coletivas e funções de cada profissional
  • Monitorar o andamento das atividades
  • Dar feedbacks coletivos e individuais
  • Gerar unidade e clima de cooperação
  • Respeitar os membros da equipe e agir com ética
  • Ser um representante da cultura e dos valores da empresa

Saiba como a gestão de equipes ajuda a aumentar a produtividade 

Funcionários se cumprimentando
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Estatísticas reveladoras

Implantar as boas práticas de gestão de equipe aumenta a satisfação dos colaboradores e, como consequência, eleva a produtividade da empresa. 

Um estudo da Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. 

Já algumas pesquisas do Great Place To Work (GPTW) mostraram que a frequência do envio de feedbacks aos funcionários é diretamente proporcional ao nível de confiança dos colaboradores.

Outro estudo do GPTW revelou que oportunidades de crescimento e qualidade de vida no trabalho são os fatores mais determinantes na hora de escolher se o trabalhador irá permanecer ou não na empresa (mais que salário e benefícios)!

Todos esses fatores – satisfação no trabalho, qualidade de vida e frequência de feedbacks – estão intimamente ligados à gestão de equipe. 

Além disso, o papel do gestor é planejar a alocação de pessoas em diferentes projetos e fases de execução, distribuir responsabilidades com base no perfil de cada um e monitorar o andamento das tarefas.

Esse procedimento permite o aproveitamento máximo da força e expertise dos funcionários, melhorando a produtividade do time. Uma equipe bem administrada será mais produtiva, sem sombra de dúvidas.

Mas o que é produtividade?

Vale ressaltar que a produtividade deixou de estar relacionada simplesmente à característica quantitativa da produção (aumento do número de entregas) para corresponder à melhoria da eficiência e da qualidade do trabalho.

Por exemplo, se uma empresa passa a produzir 40 máquinas por dia em vez de 20, como era de costume, mas a incidência de defeitos, devoluções e reclamações aumenta, a empresa ganhou em produção, não em produtividade.

Nesse sentido, a administração da equipe visa aperfeiçoar a qualidade do serviço ou produto oferecido pela empresa.

Como melhorar a gestão da sua equipe 

Vamos agora compartilhar algumas dicas práticas de como fazer gestão de equipe para elevar o nível de produtividade, eficiência e satisfação dos profissionais da sua empresa.

Compartilhe a Missão, a Visão e os Valores da empresa

Esses três pilares do propósito da empresa devem ficar claros para todos os membros da equipe desde o início das operações. 

Na recepção de novatos e em reuniões periódicas da equipe, é preciso apresentar ou lembrar qual a identidade da organização, como ela se diferencia das demais e em que cenário ela se encontra.

Ao longo do processo, também é importante conferir se as atividades e condutas dos profissionais estão condizentes com a missão, visão e valores da empresa, em um acompanhamento constante.

Incentive o uso da criatividade 

Nada é mais desanimador para um profissional engajado que a falta de receptividade de novas ideias por parte da liderança. Para criar um ambiente criativo e inovador, o gestor deve ouvir as ideias da equipe, abrir espaço para sugestões e acolher outros pontos de vista.

O papel do gestor também é incentivar uma colaboração mais ativa dos funcionários no planejamento de ações. Uma forma de fazer isso é mediando oficinas e reuniões de Brainstorming.

Conheça as habilidades dos colaboradores 

Como o líder poderá desenvolver as habilidades dos profissionais que trabalham com ele se ele não as conhece? É impossível fomentar o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe se o gestor não se dedicar a conhecer cada integrante. 

Esse conhecimento envolve a formação acadêmica e as experiências profissionais, mas também tem a ver com o perfil socioemocional, história de vida, afinidades, hobbies e contexto familiar. 

Todas as características que formam uma pessoa vão impactar seu jeito de enxergar o mundo e, consequentemente, seu trabalho. Cada profissional tem suas habilidades técnicas, intelectuais e sociais, que poderão ser aperfeiçoadas e aproveitadas no ambiente organizacional.

Crie uma comunicação aberta e eficiente 

É imprescindível que o profissional tenha livre acesso ao seu gestor. Deve haver um canal de comunicação simples e facilitado, sem burocracias, entre o líder e os integrantes da equipe. Isso fará com que os profissionais se sintam próximos da liderança e importantes para o crescimento da organização.

As mensagens entre líderes e liderados devem ser claras e concisas, para evitar maus entendidos. E a comunicação deve funcionar não apenas de baixo para cima e de cima para baixo, na organização, como horizontalmente, entre os integrantes da equipe. 

Para fortalecer a comunicação interna da sua equipe, aposte em reuniões de alinhamento, o mural de avisos, mural de recados, caixa de sugestões, manual do colaborador, Intranet, rede social corporativa e/ou outras ferramentas. 

Apoie o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe

Como vimos mais cedo, o líder tem o papel de guiar e incentivar o desenvolvimento pessoal de cada integrante da equipe. Ele é um facilitador da aprendizagem contínua de cada profissional. 

Esse apoio pode vir na forma de conversas periódicas sobre o andamento de projetos pessoais do colaborador, como a conclusão de um curso, a aquisição de algum conhecimento ou o desenvolvimento de alguma habilidade do interesse do trabalhador.

Ofereça treinamentos e cursos 

imagem de funcionário em uma mesa e escrito
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Outra forma de apoiar o desenvolvimento pessoal de cada membro da equipe e fomentar criatividade e produtividade é oferecendo treinamentos e cursos para o time. 

Os treinamentos podem ser internos, com a colaboração de especialistas da própria empresa, ou externos, em eventos, simpósios e conferências.

O importante é subsidiar a participação dos integrantes da equipe, arcando com o custo total ou parcial dos cursos e oferecendo também pequenos treinamentos no horário de trabalho.

Recompense seu time com benefícios

Crie um sistema de recompensas para o cumprimento de metas organizacionais e objetos individuais de desenvolvimento pessoal. 

Os profissionais da sua equipe podem receber uma comissão no salário, uma taxa de participação nos lucros e resultados, um aumento salarial ou uma mudança de cargo. 

Também vale a pena oferecer um dia de folga, pagar um almoço para a equipe, dar presentes e ingressos para o cinema. Existem várias formas não-financeiras de recompensar um bom funcionário.

Forneça feedbacks constantemente 

Defina uma agenda semanal, quinzenal ou mensal com cada colaborador para fornecer feedback do seu trabalho. Com uma periodicidade pré-definida e obrigatória, fica mais difícil esquecer de dar retorno para os profissionais – o que comumente acontece em meio à correria do dia-a-dia.

No feedback, equilibre elogios e apontamentos de melhoria, citando exemplos de atividades e comportamentos dos últimos dias. Também dê advertências, se for necessário. 

Na hora de conversar com o funcionário, mantenha uma postura ética, profissional, simpática e firme ao mesmo tempo.

Invista em endomarketing

Para motivar os profissionais da sua equipe e melhorar a imagem da sua empresa internamente, invista em estratégias de endomarketing com a ajuda dos departamentos de Recursos Humanos e Marketing.

Crie eventos internos, festas de comemoração de cumprimento de metas, murais de funcionários exemplares, vídeos institucionais e posts em redes sociais corporativas que mostrem o trabalho de cada profissional. 

Também realize pesquisas de satisfação para conhecer as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, suas percepções do ambiente de trabalho e quais benefícios eles consideram mais importantes.

Dicas para gestão de equipes remotas 

Com o crescimento do teletrabalho e do regime híbrido no mundo corporativo, a gestão de equipe teve que se adaptar ao contexto remoto.

No mundo, 16% das empresas são totalmente remotas e 62% dos funcionários com idade entre 22 e 65 anos trabalham remotamente pelo menos ocasionalmente. Desde 2009, o número de pessoas que trabalham de casa aumentou 159%. As estatísticas são do Owl Labs e Global Workplace Analytics

Nesse cenário, é importante adotar algumas estratégias para garantir a coesão do time e a interação entre os membros da equipe. Quer saber quais? Então vamos lá.

Crie cronogramas semanais 

Para que as atividades não fiquem dispersas e desorganizadas, é preciso criar cronogramas semanais de entregas e reuniões. Com uma periodicidade definida, o fluxo de trabalho será contínuo, sem gargalos e estruturado em fases.

Além disso, o cronograma ajuda a equipe a manter a disciplina e o foco no trabalho. Sem prazos e agendamentos fixos, há o risco de postergar as atividades e perder o ritmo da produção.

Esteja presente e dê suporte 

Mesmo distante, seja um líder presente. Esteja disponível para dar suporte, tirar dúvidas, fazer sugestões, ouvir demandas e reclamações de possíveis problemas. 

Estabeleça um canal de comunicação propício para essa relação, de preferência aqueles que permitem chamadas de vídeo ou videoconferências. As conversas ao vivo com imagem e aúdio geram uma sensação de proximidade e transparência que o e-mail, telefone e chat não conseguem produzir.

Mais que a ferramenta utilizada, a comunicação aberta entre o gestor e os integrantes da sua equipe deve ser baseada em uma relação de confiança, ética, honestidade e empatia.

Faça com que todos se sintam valorizados 

Valorize cada membro da sua equipe, desde o estagiário até o profissional sênior. Converse com todos os profissionais regularmente, para saber como eles estão e desenvolver um relacionamento, e dê feedbacks com frequência.

Apesar de você ser o líder, certamente os resultados da sua equipe não seriam conquistados apenas com seus esforços individuais. Por isso, não leve o mérito sozinho diante da Alta Administração e de outros departamentos. 

Por isso, dê crédito às pessoas certas e elogie aqueles que se destacarem em um projeto nos canais de comunicação interna da sua empresa, onde todos os funcionários poderão ver as mensagens.

Invista no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores 

Os treinamentos e cursos para colaboradores não precisam ser presenciais. Na verdade, a modalidade remota acomoda muitas possibilidades de treinamento, por videoconferência, ensino à distância, podcast, vídeo e e-book.

Assim, forneça oportunidades de formação profissional para os integrantes da sua equipe, de acordo com seus anseios e necessidades. Ajude-os, também, a criar um plano de carreira pessoal, identificar possibilidades para o futuro e reconhecer habilidades.

Tenha uma liderança descentralizada

Com o crescimento da empresa e a implantação de um modelo remoto de trabalho, a liderança precisa ser descentralizada para dar conta das demandas operacionais e das necessidades de comunicação. 

Distribua atribuições, crie coordenações e subáreas. Repartindo a responsabilidade entre os profissionais mais experientes e qualificados da empresa será mais fácil e rápido tomar decisões importantes, gerenciar as tarefas e cuidar das pessoas.

Conclusão 

Gostou das nossas dicas? Coloque essas sugestões em prática para fazer uma boa gestão de equipe na sua empresa. Os resultados virão inevitavelmente. 

Seu time ficará mais motivado, mais criativo e produtivo. Os profissionais ficarão mais satisfeitos e mais felizes. E eles vão se qualificar e se desenvolver dentro da sua empresa, para benefício dela e dos colaboradores. Incrível, né?

Com uma equipe diferenciada, talvez seja a hora da sua empresa fortalecer o conceito e a identidade visual da sua marca, usando estratégias de Branding. Saiba o que é Branding e como fazer na sua organização.