Introdução 

Uma das primeiras coisas que um empresário faz, ao começar seu negócio, é criar uma logo para a empresa. Esse elemento de Identidade Visual tem o poder de transmitir instantaneamente, em uma única imagem, o propósito da marca e sua personalidade.

É a logo que identifica uma marca entre as demais e gera familiaridade com o público. Por isso, nesse post vamos dar o passo a passo de como criar o logotipo da sua marca.

Mas, antes, vamos reforçar o conceito de Identidade Visual e diferenciar logotipo, marca e logomarca. Listamos aqui, também, os melhores sites para criar logo grátis. Confira!

Para começar, entenda o que é Identidade Visual 

A identidade visual é um padrão de estilo, cores e fontes que expressa a essência de uma marca para o consumidor e norteia toda a produção de conteúdo daquela empresa (site, posts em redes sociais, revistas, folhetos e anúncios). 

A logo é o item central da identidade visual, que deve representar todo o conceito da marca em um único ícone. O logotipo é amplamente utilizado nos produtos, materiais, lojas físicas, correspondências e redes sociais da marca.

Veja alguns exemplos de logo:

logo chanellogo nikelogo starbuckslogo mc donalds

 

Já as cores são a alma da identidade visual. Elas refletem fortemente a personalidade da marca e estimulam diferentes emoções e comportamentos, dependendo da cor escolhida, de acordo com a Psicologia das Cores.

Outro elemento da Identidade Visual é a fonte, ou seja, o tipo de letra que você vai usar nos seus canais de comunicação. Alguns exemplos de fontes são: Arial, Times, Helvetica, Baskerville, Akzidenz Grotesk, Gotham, Bodoni, Didot, Futura e Gill Sans.

Assim como as cores e o logotipo, a fonte passa para o público uma imagem do seu negócio, que pode ser mais sofisticada ou simples, arcaica ou moderna, conservadora ou disruptiva. 

Quanto mais padronizadas forem as cores, fontes e ícones utilizados pela sua empresa, mais fácil e rápido para seu público identificar sua marca entre as demais. 

Logotipo, marca ou logomarca?

Apesar de haver muita confusão entre esses três nomes – logotipo, marca e logomarca – eles não são sinônimos. Na verdade, há uma discussão sobre a validade da palavra logomarca, que é considerada incorreta por muitos.

O termo logomarca é formado pela união de duas palavras: logo e marca. Enquanto “logo” vem do grego “logos” e quer dizer “significado, conceito ou razão”, marca vem do germânico “marka” cujo sentido é o mesmo.

Se fosse traduzida literalmente, a palavra logomarca remeteria ao “significado do significado”. Estranho, não? Por isso, seu uso é incorreto do ponto de vista ortográfico e rejeitado por grande parte dos publicitários.

Já a palavra “logotipo”, abreviada por “logo”, é a representação visual de uma marca, que contém um símbolo, ícone ou desenho e, às vezes, o nome escrito da marca. 

A formação da palavra “logotipo” vem de “logos” e “typos”, que significam, respectivamente, “conceito” e “figura”. Assim, entendemos que o logotipo é a figura, forma ou imagem que representa o conceito de uma marca.

E a marca? Bem, esse é o conceito geral por trás de uma empresa ou organização. Produtos e serviços que carregam o nome de uma marca deixam de ser objetos isolados para fazerem parte de um propósito de negócio, com valores morais e padrões de qualidade definidos.

Para saber mais sobre gestão de marca, o famoso Branding, acesse este conteúdo aqui.

Agora que diferenciamos essas três palavras, vamos aprofundar o entendimento do logotipo. Continue a leitura!

Logotipo    

O que é 

O logotipo, ou abreviadamente, a logo, é a representação imagética de uma marca, formada por símbolos e letras, mas não, obrigatoriamente, os dois ao mesmo tempo. 

O logotipo é o que identifica uma marca visualmente e por isso é utilizado amplamente nas embalagens de produtos, fachadas de lojas, capas de aplicativos, uniformes de funcionários e materiais de divulgação.

 O logotipo é desenhado por um designer, com base no conceito da marca e na mensagem que ela deseja transmitir para seu público. Esse termo origina-se da área de publicidade, marketing e Branding. 

Importância 

O logotipo é a peça central da Identidade Visual de uma marca e é fundamental para seu reconhecimento pelo público (Brand Awareness). Afinal, a tendência natural é preferir marcas conhecidas, com as quais estamos familiarizados.

Na hora de realizar uma compra, a simples sensação de que já se ouviu falar de uma marca específica faz toda a diferença para escolher um produto em vez de outro.

O logotipo também representa o propósito, a personalidade e os valores da empresa, por meio dos traços, cores e figuras escolhidas pelo designer.

Uma marca sem logomarca é como uma casa sem pintura e sem mobília: é um espaço desocupado e impessoal, que não cria memórias nem recebe confortavelmente seus visitantes. 

Semelhantemente, uma logomarca mal feita ou desconexa com o propósito da empresa pode causar uma primeira impressão errada e desmotivar o consumo, tal como uma casa desorganizada, mal decorada ou desaconchegante.

Benefícios 

  • Profissionalismo: ter uma logo bonita, simples e bem feita, mostra aos seus colaboradores, fornecedores e clientes que sua empresa é séria, tem uma identidade própria e tem autoridade no mercado.
  • Identidade e personalidade: o logotipo expressa a identidade e personalidade da empresa, seus valores e princípios, pelo uso estratégico de cores, traços, texturas, figuras e letras.
  • Branding: a logo facilita a memorização e o reconhecimento da sua marca, diferenciando-a das demais. O logotipo é uma peça importantíssima da gestão de marca (Branding).
  • Confiança: o logotipo tornará sua marca reconhecida pelo público e, por isso, transmitirá confiança, honestidade e familiaridade para seus clientes, colaboradores e fornecedores.
  • Fidelidade: como consequência dos benefícios anteriores, o reconhecimento de marca reforçado pela logo produzirá clientes fiéis, que preferem seu  produto ou  serviço em detrimento dos demais.

Tipos de logotipo 

Lettermark

Esse é um dos formatos mais comuns de logotipo, caracterizado pela estilização das letras iniciais ou de uma sigla que representa a empresa. Nesse formato, a ênfase está na tipografia, ou seja, na escolha da fonte. 

Como exemplo, podemos citar a CNN e a ESPN:

logo espn cnn logo

Wordmark

Semelhantemente ao Lettermark, o logotipo Wordmark também é focado no arranjo das letras. A diferença é que o Workmark utiliza o nome completo da marca, que deve ser fácil de memorizar e de boa sonoridade.

Citamos como exemplo a Coca-Cola, Disney e Brastemp:

logo coca cola   logo disney

Símbolo ou ícone

No extremo oposto do lettermark e wordmark, o logotipo de símbolo ou ícone dispensa letras e utiliza exclusivamente o poder da imagem para identificar sua empresa. 

Algumas empresas fazem a transição para esse formato depois de um tempo utilizando o nome em conjunto com o símbolo, para garantir a identificação.

Alguns exemplos são a Apple e a Rede Globo:

logo apple

Combination mark

Esse é o formato de logotipo mais versátil, porque utiliza tanto símbolos quanto letras. O poder subjetivo da imagem é combinado com a literalidade do nome, o que facilita a identificação de marca e a memorização do público.

Algumas marcas que adotam esse logotipo são a Shopee e a Natura:

logo shopee logo natura

Emblema

O logotipo de emblema é semelhante ao combination mark, mas se diferencia pela inserção do nome da empresa dentro de um ícone ou símbolo, formando uma única peça visual.

Por exemplo, as logos da Harley-Davidson e da Nivea:

logo Harley-Davidson logo nivea

Como criar sua logo 

A importância de procurar um profissional 

Para que sua logo seja única e cumpra bem sua função de expressar a personalidade da marca, é altamente recomendada a contratação de um designer gráfico, de preferência um Brand Designer.

O olhar de um profissional é insubstituível. Afinal, ele tem conhecimento e experiência no manuseio de cores, linhas, símbolos e fontes, combinando todos os elementos na dose certa de contraste, repetição, alinhamento e proximidade.

É possível contratar o serviço de um designer independente ou contactar uma agência, escritório de design ou hub de comunicação.

Pesquisa 

A primeira fase da criação de logo é a pesquisa. Pesquise logotipos de marcas famosas, nacionais e internacionais. Separe aquelas que te chamam a atenção e use-as de referência para o desenho da sua própria logo. 

É importante também pesquisar seu mercado, o perfil dos seus clientes, as tendências de design e as mudanças que as marcas antigas estão fazendo em suas identidades visuais.

Análise de concorrência 

Em seguimento ao processo de pesquisa, faça uma análise de concorrência. Estude as cores, símbolos e os tipos de logotipo mais utilizados pelos seus concorrentes. 

Depois, você pode se apropriar de alguns elementos que façam sentido para sua marca e definir com que características sua logo vai se diferenciar e se destacar das demais.

Definição da persona 

Essa regra geral do Marketing e Comunicação se aplica também à criação de logotipo. Para se comunicar assertivamente com seu público, é preciso entendê-lo com clareza. 

A definição de uma persona (personagem fictício que representa seu consumidor ideal) é essencial para nortear o processo de desenho da logo. 

Isso porque o gênero, idade, nível de escolaridade e hábitos de consumo de uma pessoa vão impactar inevitavelmente no tipo de logotipo com o qual ela se identificaria.

Para definir a persona, você pode realizar pesquisas diretas com os clientes, por formulários, cadastros ou entrevistas, ou consultar dados do Google Analytics e dos seguidores de suas redes sociais. 

Conhecer as tendências 

O mundo está em constante mudança e as marcas também. De tempos em tempos, as grandes marcas atualizam suas identidades visuais para continuarem relevantes. As empresas e seus profissionais precisam estar atentos às tendências para fazer um Rebranding quando necessário.

Mas na criação inicial de uma logo também é interessante acompanhar os estilos mais em voga no momento. No caso de 2022, têm dominado os estilos minimalista, 3D e retrô.

Conceituação 

Como vimos ao longo deste artigo, o logotipo é a expressão de um conceito de marca, e não um desenho aleatório. Por isso, é preciso realizar a conceituação da marca. 

O tipo de produto ou serviço oferecido, os valores da empresa, a personalidade de marca, as personas e as palavras-chave do negócio vão determinar quais elementos serão escolhidos para a confecção da logo. 

Essa etapa é menos manual e mais intelectual, baseada em briefings e conversas com o proprietário do negócio.

Esboço

Depois da conceituação, é hora de finalmente desenhar a logo. Primeiro, o designer ou o criador de logo faz um esboço no papel, um rascunho que permita melhor visualização das ideias.
Aqui, o segredo é não ter medo de errar e ser livre para tentar coisas novas. Depois de vários desenhos, é possível selecionar a melhor versão e aperfeiçoá-la para seguir para a próxima fase: digitalização.

Digitalização 

homem usando mesa de digitalização

Na digitalização ou vetorização, o desenho de papel é transformado em um arquivo no computador. Assim, será possível manipular melhor a imagem, escolher as cores e as fontes e aplicar efeitos na logo.

Os programas profissionais mais utilizados para criação de logotipo são o Adobe Illustrator, CorelDraw e InkSpace. Nesses softwares, o profissional irá finalizar a logo com a ajuda de grids e linhas guia.

Sites e Apps para criação de logo grátis 

Já defendemos neste artigo a importância de contratar um designer para a criação de um logotipo profissional. Afinal, esse elemento é a peça-chave da sua identidade visual e é responsável por gerar reconhecimento de marca e identificação com seus clientes.

No entanto, se você ainda não tem recursos para investir na identidade visual da sua empresa, que ainda está em fase inicial de implantação, vale a pena conferir alguns sites e apps que criam logos grátis automaticamente.

Canva 

O Canva é uma ferramenta gratuita de design gráfico, disponível em aplicativo e no site. Entre várias funcionalidades, a plataforma permite a criação de logos, por meio da edição de modelos e inserção de novos elementos visuais.

A ferramenta traz diferentes templates para vários nichos de negócio, como doceria, restaurante, empresas de tecnologia, moda, beleza, saúde e academia. Apesar de ser gratuito, o Canva dá a opção de utilizar alguns ícones pagos.

Adobe Express (antigo Adobe Spark)

O Adobe Express, antigo Adobe Spark, é uma ferramenta gratuita da Adobe Inc. que permite  a criação de logotipos, panfletos, pôsteres e artes para redes sociais. Seu layout lembra bastante o Canva e é bem intuitivo.

O Adobe Express tem mais de 1700 modelos de logotipo para serem editados e disponibiliza, também, alguns ícones premium. Há templates específicos para negócios, projetos de música, gastronomia e beleza. 

Tailor Brands

O Tailor Brands é outro site e app famoso de criação de logos grátis. Nele, o desenvolvimento do logotipo começa com o nome da empresa e seu slogan, mas o último item é opcional.

Depois, o usuário informa qual seu tipo de projeto (serviços, produtos físicos, lazer, conteúdo, tecnologia ou outro) e em qual segmento atua. Na sequência, é necessário escolher qual tipo de logotipo é desejado (baseado em ícone, nome ou letras iniciais).

A cada etapa, o usuário deve selecionar as opções que mais lhe agrada para a plataforma gerar uma lista de modelos editáveis, com base nas escolhas anteriores de ícones e fontes. O site também oferece a opção de produzir um site estilizado e criar cartões de visita. 

Free Logo Design

O Free Logo Design é um site que funciona semelhantemente ao Canva e Adobe Express, mas com duas dif

erenças. Primeiro, o usuário tem a opção de contratar o serviço de um designer profissional por um valor pré-determinado ou criar uma logo sozinho.

Na segunda opção, o usuário encontra diversos modelos de várias categorias, como esporte, comunicação, jogos, arquitetura, meio ambiente e limpeza. Depois de selecionar um modelo e fazer as edições, o usuário pode baixar a logo em png.

Aqui está a segunda diferença em relação ao Canva e Adobe Express. No Free Logo Design só é possível fazer download grátis do logotipo em baixa resolução (200×200 pixels). Para adquirir a imagem em alta resolução é necessário pagar.

Conclusão 

Tudo pronto para começar a criar sua logo? Você já sabe a importância do logotipo para o reconhecimento da sua marca, que se mostrará mais profissional, autêntica e digna da confiança dos clientes. 

Vimos também os principais tipos de logotipo e quais os passos para criação de uma logo profissional, desde a pesquisa e conceituação até a digitalização do desenho. Deixamos aqui, ainda, alguns sites e aplicativos que permitem a criação de logo grátis, a partir de modelos editáveis.

Se você quiser dar uma guinada ainda mais completa na gestão da sua marca, conheça nossos serviços de comunicação e marketing.