No ambiente corporativo, a comunicação faz parte da alma de qualquer negócio. É por esse motivo que devemos entender o que é a comunicação interna e quais são os impactos positivos dessa estratégia para o estabelecimento de uma boa relação com os colaboradores de uma empresa.

Quer entender um pouco mais sobre a comunicação interna e como ela funciona? 

Então vem com a gente!

Saiba o que é comunicação interna

A comunicação interna nada mais é que o estabelecimento de uma estratégia de relação consolidada, com foco nos canais de comunicação entre os colaboradores de uma empresa. Esse tipo de abordagem é extremamente importante para o bom andamento de todas as atividades realizadas numa corporação. 

Isso acontece pois, de acordo com os estudos realizados pela  Project Management Institute (PMI), os problemas de comunicação interna entre os funcionários de uma empresa são responsáveis pela taxa de quase 60% de fracasso no desenvolvimento de projetos. 

Dessa forma, o principal objetivo do estabelecimento de uma boa comunicação interna é a quebra de barreiras em um ciclo social complexo, que é o ambiente de trabalho. Ela faz parte dos pilares do endomarketing para a cativação do público interno de uma instituição.

Com a aplicação das estratégias de comunicação interna e o endomarketing somos capazes de identificar os sentimentos, culturas e percepções do nosso recurso humano frente ao modo operacional da empresa, bem como seus produtos e serviços. 

Para isso, precisamos ter em mente que o primeiro grande cliente de uma empresa é o colaborador. Ele é o responsável pela troca de experiências e pelo compartilhamento dos produtos através do marketing “boca a boca”. 

Dessa forma, a comunicação interna entra como aliada para quebrar as possíveis barreiras existentes entre chefes e subordinados. 

Qual a sua importância?

Apesar do seu conceito simplório, a comunicação interna tem um papel muito maior do que apenas o compartilhamento de informações. 

Através de uma boa estratégia, esse pilar do endomarketing pode ser capaz de impulsionar a produtividade, melhoria de resultados, o desenvolvimento de ideias inovadoras, e, principalmente, a satisfação do funcionário.

Antes de mais nada, precisamos entender que independente do nível de desenvolvimento tecnológico de uma empresa, o maior recurso que ela possui são as pessoas. 

São as pessoas que operam máquinas, produzem ideias, entendem os problemas existentes na sociedade e desenvolvem soluções que o público deseja. 

É por esse motivo que a comunicação interna é tão importante dentro das corporações: ela permite uma melhor compreensão dos conteúdos e permite que a empresa conserve a sua boa imagem tanto para o público interno quanto para o público externo.

A comunicação interna eficaz consegue fortalecer os ideais da cultura de uma empresa frente aos seus funcionários, de forma que esses colaboradores não entendem os mandamentos como regras, e sim como pilar essencial para o bom funcionamento da sua rotina enquanto profissional.

Dessa forma, o mais importante não é uma corporação ser apenas dotada de especialistas em comunicação, e sim que a sua empresa seja capaz de transmitir um ambiente de acolhimento, onde os colaboradores se sintam ouvidos e respeitados a todo instante. 

Objetivos da comunicação interna

Funcionários conversando
Imagem: Freepik

Assim como toda estratégia do endomarketing, a comunicação interna tem como objetivo promover agentes de transformação dentro de uma organização, para que assim sejamos capazes de enxergar melhorias contínuas de dentro para fora. Entre esses objetivos podemos citar:

  1. Maior transparência de processos e credibilidade nos serviços e produtos;
  2. Desenvolver de um clima organizacional motivador e positivo;
  3. Menor perda de corpo de trabalho;
  4. Permitir o alinhamento de informações de forma rápida e precisa;
  5. Auxiliar no engajamento entre colaboradores;
  6. Permitir o crescimento de conexões externas;
  7. Desenvolver uma companhia com maior fomento para a inovação;
  8. Permitir que os interesses individuais e coletivos dos trabalhadores conversem entre si.

Além de impactar negativamente no ambiente organizacional e na boa relação entre os funcionários, a falta de comunicação interna também colabora para a defasagem do corpo de produção: ou seja, ao invés de existir uma fidelização entre os colabores, o que vai acontecer é que esses funcionários vão buscar a primeira oportunidade para sair da empresa e procurar novos rumos. 

Como consequência temos a perda de tempo e recursos que foram utilizados capacitando esse funcionário. 

Além disso, um dos maiores agravantes é a defasagem para o concorrente, ou seja: esse funcionário solicita a demissão para trabalhar em uma empresa que disputa no mesmo nicho de atuação no mercado. 

Dessa forma, a comunicação interna surge como uma estratégia voltada para o ambiente interno e as suas necessidades, quebrando as barreiras da comunicação que podem surgir através das interações humanas. 

Tipos 

A comunicação interna pode ser estabelecida em vários tipos. Entretanto, é importante ressaltar que uma boa comunicação interna é feita a partir da intercalagem de vários artifícios em prol de um mesmo objetivo. 

Dessa forma, quando pensamos em como fazer uma comunicação interna dentro de uma instituição, devemos refletir acerca das suas aplicações e como elas poderão atender ao público alvo.

Comunicação escrita

É o exemplo de comunicação interna mais utilizado no dia-a-dia corporativo. Ela consiste em abordagens simples, aplicadas principalmente para o alinhamento dos colaboradores acerca das atividades realizadas no ambiente de trabalho. 

Ela pode ser feita através da intranet, quadros de avisos, placas informativas, e-mails e blogs internos. 

Uma aplicação muito comum é a utilização dos murais de avisos para a divulgação dos aniversariantes do mês ou sobre prazos definidos para algum tipo de entrega no ambiente de trabalho.

Comunicação verbal

Apesar de não ser a mais utilizada de todas, a comunicação verbal é uma das mais importantes no ambiente de trabalho. 

Mesmo com todos os artifícios tecnológicos e o planejamento estratégico do endomarketing, nenhuma ferramenta poderá substituir uma boa relação humana no ambiente de trabalho. 

Esse tipo de comunicação é utilizado principalmente para a troca de informações e o fornecimento de feedbacks em reuniões e palestras. Ela permite uma maior aproximação entre os colaboradores e o seu líder, gerando assim um ambiente de trabalho com saldo positivo. 

Comunicação vertical

A comunicação vertical é uma abordagem voltada apenas para os líderes da organização. 

Ela se difere um pouco das demais por estar voltada ao compartilhamento de assuntos mais restritos, o desenvolvimento de planos estratégicos e situações mais críticas voltadas para o funcionamento da instituição. 

Comunicação horizontal 

A comunicação horizontal se assemelha um pouco com a vertical. Ela está voltada para a comunicação entre colaboradores do mesmo nível de hierarquia, permitindo assim um bom relacionamento nos ambientes de trabalho, bem como o compartilhamento de informações, ideias e o aprimoramento do processo inovador. 

Comunicação diagonal

Esse tipo de comunicação está ligado aos dois exemplos citados anteriormente. Ele tem como objetivo permitir um bom relacionamento entre um líder e seus subordinados.

Normalmente, esse tipo de comunicação é realizada através da verbalização de novas informações que afetam diretamente os funcionários ou as atividades realizadas entre eles. 

Dentro de uma organização, esse tipo de comunicação é extremamente importante para a manutenção da ordem e também da fidelização dos colaboradores. 

Ela está ligada ao comportamento dos líderes e seus subordinados, por isso, também pode ser considerada como uma das comunicações mais complexas de serem realizadas no mundo corporativo.

Endomarketing X Comunicação interna 

Já fomos capazes de compreender que, mesmo com suas semelhanças, o endomarketing e a comunicação interna são conceitos diferentes dentro do ambiente empresarial. O endomarketing nada mais é que o estabelecimento de estratégias voltadas para o desenvolvimento de uma melhor comunicação interna e a melhoria da imagem dentro do ambiente de trabalho. 

Sabemos que nem sempre os colaboradores de uma empresa são capazes de enxergar os aspectos positivos acerca do seu ambiente de trabalho. 

Numa rotina repleta de obrigações, cobranças, prazos e produtividade, o estresse e a falta de comunicação podem ofuscar até mesmo os maiores benefícios de uma empresa. 

Isso acontece, pois, antes de mais nada, uma boa comunicação interna é capaz de resolver conflitos e gerar uma melhor perspectiva acerca do universo profissional. 

É por esse motivo que precisamos entender que, diferente do marketing tradicional, que visa a atração de clientes, o endomarketing visa conquistar o seu público interno para estabelecer uma melhor relação de trabalho. Isso vai refletir em uma empresa mais “feliz”, produtiva e eficiente. 

Portanto, quando pensamos em endomarketing e comunicação interna, devemos lembrar que estes são conceitos que se relacionam, mas que possuem singularidades entre si. 

Além disso, o endomarketing está voltado para estratégias de cativação como um todo, enquanto a comunicação interna visa a melhoria de aspectos mais específicos na relação de trabalho.

Principais canais e ferramentas da comunicação interna 

Funcionários confraternizando
Imagem: Freepik

Apesar da comunicação interna ser uma relação de pessoa para pessoa, não podemos esquecer que vivemos em um mundo de constantes conexões, onde as tecnologias e ferramentas se estabelecem como verdadeiros aliados para a aplicação de estratégias voltadas para a comunicação. 

Dessa forma, separamos aqui alguns dos principais canais e ferramentas de comunicação interna que são utilizados no ambiente corporativo para a melhoria das relações de trabalho. 

É importante salientar que esses exemplos não indicam que todos devem ser usados de uma só vez. Na verdade, é necessário avaliarmos como cada uma dessas tecnologias pode contribuir para a melhor entrega da mensagem desejada. Confira:

Intranet

Como o próprio nome sugere, a intranet é uma rede de sistemas privados que se configura para uso exclusivo para os colaboradores de um determinado local. 

Dessa forma, através da intranet, os funcionários de uma empresa podem acessar dados, sistemas e serviços que são de domínio exclusivo da corporação. 

Isso permite uma melhor disseminação de informações, através de um banco de dados seguro e singular. Além disso, a intranet de uma empresa facilita o andamento das rotinas entre colaboradores, gerando assim um ambiente de trabalho mais produtivo. 

“Rede Social interna”

Também chamada de rede social corporativa. Essas redes tem como objetivo simular num ambiente empresarial o mesmo engajamento que outros indivíduos possuem em suas próprias redes sociais. Ela contribui diretamente para o estabelecimento de uma cultura ativa dentro da empresa, compartilhando valores, objetivos e ideias para um fim em comum. 

Aplicativo do RH e do Colaborador

Com o desenvolvimento da atual revolução tecnológica, aparelhos celulares e dispositivos móveis se tornaram ferramentas indispensáveis para a rotina de qualquer indivíduo. Para uma empresa isso não seria diferente.

Os aplicativos invadiram os ambientes corporativos possibilitando o engajamento das comunicações internas, principalmente entre o setor de RH e o corpo de funcionários. Eles têm como objetivo divulgar informações acerca de período de férias, 13°, benefícios, bônus e outros aspectos da vida profissional desses colaboradores, gerando transparência e segurança nesses processos. 

Mural de Recados

O mural de recados é uma das ferramentas de comunicação interna mais antiga do mundo corporativo. Ele pode ser utilizado tanto para o compartilhamento de resultados, gráficos e dados técnicos, como também pode ser aplicado para promover uma maior aproximação entre as pessoas que convivem naquele ambiente.

Dessa forma, podemos divulgar premiações, aniversários, datas de eventos e outras situações igualmente relevantes, mas que não estão diretamente ligados ao fator técnico do profissional, mas sim à sua essência humana. 

Manual do Colaborador

Essa é uma das ferramentas de comunicação interna mais importantes. Juntamente com o artifício da comunicação verbal, o manual do colaborador tem a capacidade de evitar sérios prejuízos na rotina de uma empresa.

Ele é o responsável por definir e apresentar regras de boa convivência, mandamentos da empresa, sua cultura e o que será esperado daquele colaborador enquanto um funcionário da instituição. 

Dessa forma, regras de vestimenta, a explicação acerca dos benefícios, horário de ponto, acomodações e todos os demais fatores que implicam na relação desse funcionário em seu ambiente de trabalho. 

Assim, podemos evitar a quebra de regras, problemas de conduta, barreiras na relação entre o novo funcionário e os demais colaboradores e entre outras situações.

E-mail ou Newsletter

Os e-mails são artifícios indispensáveis na comunicação interna de uma empresa. Ele é utilizados para marcar reuniões, enviar avisos, notificar grupos de pessoas sobre situações e novidades sem a necessidade de grandes investimentos ou a aplicação de recursos limitados. 

Reuniões ou eventos por videoconferência

Com o advento da pandemia, as videoconferências se transformaram em verdadeiras tendências no ambiente corporativo. Elas permitem que colaboradores e líderes realizem reuniões e participem de eventos sem que haja a necessidade de deslocamento ou a saída dessas pessoas de seu ambiente de conforto. 

Isso faz com que esses funcionários estejam muito mais dispostos a realizar as suas atividades, além disso, a empresa também não precisará se preocupar em realizar altos investimentos para a aplicação desses eventos, já que eles podem acontecer de forma remota.

Caixa de sugestões

A caixa de sugestões é outra importante ferramenta para a comunicação interna. Isso porque permite que os funcionários compartilhem as suas dores, angústias e receios sem precisar se expor para tal. 

Através da caixa de sugestões, a equipe de RH é capaz de identificar os principais problemas num ambiente de trabalho, para que assim possam  elaborar estratégias para solucionar esses desafios que geram um desequilíbrio no ambiente de trabalho.

Diferenças entre comunicação interna e externa 

Quando falamos em comunicação, muitas dúvidas podem surgir acerca deste tema, inclusive sobre as principais diferenças entre a comunicação interna e externa e quais os seus impactos no seio empresarial. 

De maneira geral, podemos afirmar que a comunicação interna é o desenvolvimento de estratégias para que exista uma boa relação entre a empresa e o seu público alvo, com o objetivo de atrair clientes e parceiros, bem como estimular o aumento do volume de vendas,

Já a comunicação externa é aquela voltada para uma melhor relação entre os membros que constituem uma empresa: seus líderes, gestores e subordinados. Dessa forma, utilizamos os artifícios da comunicação para promover um ambiente de maior fluidez e produtividade, ao considerar as necessidades das interações humanas. 

Como medir os resultados?

A comunicação interna não é algo que podemos prever através de fórmulas matemáticas. Por tratar-se de uma estratégia focada nas relações humanas, os seus indicadores devem ser capazes de fornecer um diagnóstico acerca da efetividade das suas estratégias frente às relações no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, podemos citar algumas dicas para te auxiliar na medida dos resultados:

  1. Observar e analisar todo o ciclo de comunicação: quais são, que tipo de canais são utilizados, qual a mensagem a ser compartilhada e quais as ferramentas empregadas para isso.
  2. Estabelecer metas e métricas que permitam a evolução contínua: para isso você pode usar formulários de avaliação entre equipes; percepção dos clientes; avaliação da liderança e outros tipos de indicadores baseados no seu objetivo.
  3. Promova mensurações rápidas e inteligentes: formulários objetivos que utilizem nota, estrelas ou avaliações mais simplistas que gerem resultados mais concretos. 

A  tecnologia pode ajudar na comunicação interna?

funcionários comemorando
Imagem: Freepik

Seja em casa, nas redes sociais ou no ambiente de trabalho, a tecnologia se mostrou uma das mais fortes aliadas para o estabelecimento de uma comunicação interna e externa de eficiência. 

Ela permite a entrega mais rápida de mensagens, dados e resultados, colaborando para uma maior transparência e segurança numa empresa. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas acerca do que é comunicação interna, qual a sua importância e as principais formas de aplicação no ambiente corporativo. 

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