A comunicação empresarial vem se tornando cada vez mais presente em empresas de diversos nichos e tamanhos. Aliás, ela tem um papel essencial na forma como o público a interpreta.

Neste artigo, vamos te ajudar a conhecer e implantar a comunicação empresarial no seu negócio. Quer saber os benefícios, desafios e melhores estratégias? Então, continue conosco.

Saiba o que é Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial é um conjunto de estratégias de comunicação que visa melhorar o relacionamento de uma empresa com seus diferentes públicos, otimizar a produtividade, fortalecer a imagem corporativa e aumentar a reputação.

No setor de comunicação institucional, todas as informações de uma empresa passam por um método de adequação antes da mensagem ser passada ao público.

É importante que uma organização tenha diversos públicos: consumidores, funcionários, acionistas, parceiros, sócios e, até mesmo, investidores. Para cada público será necessário um tipo de estratégia comunicativa.

Desse modo, a comunicação empresarial é muito mais que a simples emissão de mensagens e informações. Ela promove a troca de informações para gerar soluções e estreitar as relações da empresa.

 

A evolução da comunicação nas empresas

Empresários fechando acordo
Imagem: Freepik

Antigamente as empresas se preocupavam somente com o que a sociedade diria sobre ela. Portanto, a comunicação era voltada ao externo.

Entretanto, com a evolução das formas de comunicação, os funcionários passaram a saber mais sobre como uma empresa deve se portar com eles e vice-versa. Sem mencionar que, com a entrada do século XXI, as relações humanas passaram a ter uma atenção maior pelas instituições.

Visto isso, as corporações viram que seria necessário investir em uma comunicação mais assertiva, integrada e abrangente, para atingir o público externo e interno da empresa.

Com o avanço da tecnologia, a empresa possui diversos canais de comunicação para atingir todos os seus públicos de maneira assertiva, sendo crucial saber se comunicar com cada um.

Antes, a comunicação no meio empresarial se dava por meio de murais de avisos e notas de imprensa. Mas hoje é possível atingir todos os seus públicos com apenas alguns cliques e de forma integrada.

Por este motivo, quando a  organização investe em comunicação empresarial ela é percebida positivamente pela sociedade. E quais são as tendências desse ramo? Você sabe quais são?

Venha conhecê-las! 

1- Omnichannel

Esta ferramenta faz a integração de todos os canais de comunicação utilizados pela empresa e fornece a mesma jornada e experiência de compra para os públicos. Portanto, é uma estratégia de fortalecimento da relação cliente-empresa.

2- Redes Sociais

Quando há ferramentas que facilitam a comunicação da empresa, é possível atingir uma boa reputação perante o mercado e colaboradores. Principalmente na era digital em que vivemos, a comunicação em tempo real é importantíssima para uma empresa.

Para isso, as empresas têm ocupadas as redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn, Tik Tok, Pinterest, Kawai e outras plataformas.

Em algumas delas, é possível também fazer transmissões ao vivo (Lives), o que favorece a comunicação em tempo real e permite proximidade dos clientes com funcionários. 

Essas formas de compartilhamento de informações têm gerado bons resultados, porque permitem o envio ágil de informações oficiais. Com isso, é possível dizer que as redes sociais são tendência na comunicação empresarial.

3- Diálogo humanizado

Sejam clientes, funcionários, investidores ou sócios, todos querem ser bem atendidos, ter suas opiniões respeitadas e demandas supridas.

Desse modo, o atendimento é um ponto-chave das empresas. Para um bom atendimento, é preciso manter um diálogo humanizado

A humanização do diálogo é imprescindível para fortalecer e fidelizar a relação da empresa com seus clientes ou colaboradores.

4- Profissionais capacitados

Capacitar profissionais é crucial para alcançar uma boa comunicação dentro da empresa. Principalmente no contexto atual de trabalho remoto, que está se tornando cada vez mais comum.

A partir de treinamentos, o trabalho remoto se torna mais eficiente e produtivo, melhorando a comunicação entre colaboradores, clientes e gestores.

Benefícios de uma boa Comunicação Empresarial

reunião de negócios
Imagem: Freepik

Após mencionarmos como se deram a evolução e as tendências da comunicação empresarial, vamos abordar os benefícios dela?

Evita rumores

Informações de empresas, de modo geral, sempre ficam cercadas pelos departamentos mais altos de uma empresa, como a diretoria, presidência e gerência.

Deixando isso acontecer, os outros colaboradores não sabem o que de fato está se passando e isso dá brecha para rumores, fofocas e especulações pelos corredores da empresa.

Entretanto, ao ter uma comunicação assertiva, os funcionários de todos os setores serão informados por igual sobre a realidade dos fatos.

Desse modo, não haverá mais especulações, fofocas e rumores e ainda gera nos funcionários o sentimento de pertencimento à empresa.

Maior sentimento de pertencimento do funcionário

Como brevemente mencionado acima, quando o funcionário se sente pertencente à empresa, ele fará o seu trabalho com orgulho e dedicação, além de buscar por soluções em tempos difíceis.

Imagine ter um funcionário que não se identifica com a sua empresa. Você acha que ele irá se empenhar em sua totalidade para alavancar a empresa? As chances são mínimas, certo?

Pois então faça com que o seu funcionário se sinta abraçado por sua empresa através de uma comunicação consistente e assertiva.

Deixe que eles se sintam importantes e reconhecidos pelo trabalho deles,como pontos essenciais da instituição.

Canais de comunicação sempre abertos

Sempre deixe a comunicação aberta para qualquer funcionário, independente do departamento ao qual ele pertença.

Segundo pesquisa da Salesforce, funcionários que se sentem acolhidos pelas empresas são 4,6 vezes mais propensos a otimizar o seu trabalho.

Traz benefícios à imagem da empresa

O prestígio de uma empresa é crucial para aumentar sua influência perante o mercado e, assim, assegurar a confiança de consumidores, funcionários, investidores, governo, etc.

Construindo uma credibilidade, a instituição terá mais oportunidades e mais destaques no âmbito mundial.

Mas vale ressaltar que a comunicação empresarial trabalha não só para melhorar a imagem da empresa, mas também para gerir toda a informação que ela produz.

Aumenta a produtividade

Em uma organização em que os funcionários se unem para realizar o trabalho em prol do crescimento da empresa, as chances de darem errado são mínimas.

Ter uma boa comunicação interna é crucial para alinhar a equipe, motivá-la e torná-la ainda mais produtiva, com tarefas e etapas processuais mais ágeis e eficientes.

Profissionais engajados

Percebe-se que profissionais engajados são um dos principais benefícios quando se refere à comunicação empresarial.

De acordo com pesquisa realizada pela McKinsey, em 2012, organizações que possuíam uma boa comunicação com os seus funcionários conseguiram um aumento de 20 a 25% na produtividade.

Portanto, é possível concluir que instituições que fomentam a transparência e o diálogo aberto possuem colaboradores empenhados a participar e colaborar com o sucesso da empresa! 

Fluxo da Comunicação Empresarial

Existem alguns tipos de fluxos de comunicação. Ou seja, o caminho da comunicação dentro de uma empresa pode ser de diferentes formas. Venha conferir!

Descendente

Nas empresas de grande porte, as informações geralmente são transmitidas dos cargos mais altos (presidência e diretoria) para os mais baixos. 

Quando há esse tipo de fluxo, é importante ter muito cuidado na emissão da mensagem para não soar autoritarista ou deselegante.

Ascendente

No fluxo ascendente, a comunicação ocorre de maneira contrária à descendente. O fluxo se inicia nos cargos mais baixos para os mais altos. Por exemplo, um funcionário de RH passando informações para o presidente da empresa.

Também é preciso tomar cuidado na emissão da mensagem, porque o receptor tem, na teoria, mais poderes que o emissor da informação na empresa.

Transversal

Aqui a emissão da mensagem não tem direção. Ela pode vir de todos os lados e permite um fluxo de informações maior, pois todos os funcionários podem participar ativamente da comunicação.

Esse é um fluxo que facilita a integração e interação da equipe como um todo, mas deve ser mediado e organizado para não causar ruídos ou embates entre departamentos diferentes.

Horizontal

É o fluxo mais leve e dinâmico que se pode ter em uma empresa, pois a comunicação se dá no mesmo nível. No fluxo horizontal, as informações são trocadas entre funcionários do mesmo cargo ou departamento.

Os 3 pilares da Comunicação Corporativa

empresários em reuniao
Imagem: Freepik

Institucional

O pilar institucional tem o objetivo de mostrar a importância da empresa para o mercado e gerir a sua imagem. Portanto, essa comunicação deve ser voltada a investidores e colaboradores.

Esse pilar tem forte conexão com a área de Relações Públicas.

Gestão

Já o pilar de gestão da comunicação empresarial lida com o relacionamento entre funcionários e a empresa. Dessa forma, ela tem o objetivo de incentivar o trabalho e valorizar os profissionais.

A comunicação interna é imprescindível para um diálogo assertivo entre os departamentos. Ela reforça aspectos cruciais como conexão, motivação e informação entre a empresa e os funcionários. 

Mercado

No mercado, a comunicação deve ser pensada em conjunto com a  área do Marketing para promover os produtos e/ou serviços oferecidos. Aqui, o foco é atrair e fidelizar clientes, melhorar as ofertas e solidificar a marca.

Para esse tipo de comunicação há diversas estratégias, como:

  • Propaganda em TV, jornais, outdoors
  • Campanhas de tráfego pago nas redes sociais
  • Marketing de Influência
  • Marketing de Conteúdo

Assim, podemos concluir que para uma organização fluir na comunicação empresarial é preciso investir nesses 3 pilares.

Como melhorar a comunicação da sua empresa

Ao chegar nesse tópico, você já deve ter compreendido a relevância da comunicação no meio empresarial.

Para colocá-la em prática, nós separamos alguns pontos essenciais para a melhoria da sua empresa.

Agilidade

Somos imersos em uma avalanche de informações diariamente e corremos contra o tempo para estarmos atualizados sobre tudo. Nesse contexto, a sua comunicação deve ser ágil e direta.

Informações urgentes e importantes devem chegar quase que instantaneamente para todos os departamentos. Para alcançar isso, será preciso utilizar plataformas e ferramentas de tecnologia da informação para ajudar nessa disseminação ágil.

Interatividade

Sabemos que, atualmente, os olhos de todas as pessoas estão voltados para as redes sociais. Se você deseja estabelecer uma comunicação ágil, lance mão dessa estratégia. 

Nas redes sociais, você terá mais interatividade com todos os setores da empresa.

Mobilidade

Mais de 60% da população global está conectada à internet, segundo o Statista. Dessa forma, a empresa é obrigada a desenvolver uma comunicação voltada aos smartphones.

Sempre cheque a adaptabilidade dos conteúdos em telas de celular para que a experiência do seu funcionário seja satisfatória e possível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Engajamento

O engajamento é o combustível para uma empresa. Por este motivo, a comunicação empresarial deve envolver todos os departamentos. Quanto mais envolvidos no fluxo da comunicação, mais os funcionários contribuirão com ideias e soluções.

Transparência

Este é um dos pontos-chave para a comunicação empresarial, pois demonstra o seu empenho em transmitir a verdade para o seu público e gera confiança.

Antes as empresas escondiam a verdade dos funcionários, mas hoje é importante compartilhar as informações para que todos trabalhem em prol da solução.

Tecnologia

Essa é a ponte entre todos os pilares da comunicação empresarial. Independente da ferramenta escolhida (redes sociais, sites, sistemas de gestão, aplicativos e plataformas de mensagens), é preciso investir em tecnologia.

Os desafios da Comunicação Empresarial

Assim como tem seu lado positivo, a comunicação empresarial possui os seus desafios. Aqui vamos abordar seus principais empecilhos. Confira a seguir!

Semântica

A linguagem que uma empresa utiliza para se comunicar com seus públicos tem que ser adequada ao nível médio dos funcionários. 

Diferentes equipes têm diferentes necessidades e nuances na interpretação das mensagens. Por isso, não é aconselhável escrever textos muito formais para a equipe criativa – que tem uma sensibilidade diferente da equipe jurídica, por exemplo. 

A linguagem utilizada por uma empresa deve ser capaz de acomodar as necessidades de todos os seus públicos, sem deixar de ser coesa.

Psicológica e pessoal

Os desafios psicológicos e pessoais são os mais difíceis de superar, pois dizem respeito aos relacionamentos interpessoais.

Mesmo convivendo diariamente, opiniões e preconceitos podem ocorrer, pois as pessoas possuem personalidades diferentes.

É necessário implantar uma cultura organizacional de apoio à diversidade e buscar soluções para os problemas de relacionamento. Afinal, o clima da empresa interfere diretamente no humor dos funcionários.

Informacionais

Muita informação pode tornar-se uma barreira para os colaboradores. É importante filtrar as informações, bem como dividi-las em porções menores e mais gerenciáveis. 

A redução da burocracia é fundamental para melhorar a comunicação interna. Reuniões em excesso podem ser otimizadas com a implementação de processos de microlearning, por exemplo. Essas técnicas tornam o aprendizado mais envolvente e dinâmico.

Geográficas e físicas

Problemas no local de trabalho, como tecnologia desatualizada, falta de mobilidade e ruído sonoro podem afetar a comunicação entre os seus colaboradores.

Algumas empresas muito grandes, com funcionários localizados em diferentes cidades ou países, precisam de sistemas de comunicação interna mais sofisticados do que e-mails básicos e mensagens de texto. 

Nesse caso, para superar limites geográficos e físicos, é necessário utilizar redes sociais e ferramentas de colaboração online.

Aprenda a mensurar os resultados das estratégias 

Saber se sua estratégia está funcionando ou não é crucial para a comunicação. Os resultados das estratégias podem ser medidos por diversos métodos, principalmente no mundo do marketing digital. 

Existem muitas ferramentas para medir dados e resultados. As redes sociais e os sites institucionais possuem métricas como quantas pessoas interagiram com uma campanha e permitem a realização de pesquisas de satisfação do cliente. 

A gestão da sua empresa também pode realizar pesquisas internas com os colaboradores e acompanhar os resultados das campanhas de marketing.

Conclusão

Para ter sucesso no mercado, uma empresa tem que ser boa em se comunicar, tanto interna quanto externamente. 

Você precisa saber quais são as necessidades e desejos do seu público, e seus funcionários precisam ser treinados e informados sobre suas funções. 

A comunicação deve ser clara e ágil entre as partes internas, em vez de desordenada e complicada. 

Acompanhe as dicas que lhe demos ao longo deste artigo para que sua empresa se comunique melhor consigo mesma e com seu público-alvo.

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