A gente já sabe que a internet está recheada de ferramentas maravilhosas para ajudar o nosso negócio a se destacar, não é mesmo? Um dos grandes responsáveis por esse processo é o Google. Dentre tantas ferramentas, a empresa conta com o Google Meu Negócio.

Trata-se de uma plataforma que permite aos micro, médios e grandes empresários divulgar e gerenciar a presença online no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps.

Os recursos permitem ganhar visibilidade, conhecer os clientes, interagir com eles e conquistar leads. Vamos aprender mais sobre essa plataforma hoje!

Primeiros passos para ativar o Google Meu Negócio

Para aproveitar os recursos, o primeiro passo é gerenciar as informações da sua empresa.

Manter informações atualizadas sobre o negócio é essencial para ganhar credibilidade online. E o Google Meu Negócio é um dos primeiros itens que aparecem quando você digita o nome de uma empresa no Google, logo à direita da tela.

Você pode cadastrar no Google Meu Negócio neste link. Ao iniciar o processo, você precisa responder algumas perguntas iniciais:

Na página seguinte, você deve confirmar os dados da sua empresa.

Após confirmar essas informações, a equipe Google irá enviar uma carta para o endereço indicado, para confirmar se aquele endereço realmente é seu. Na carta há um código. Você vai validar o código na página indicada pelo Google e seu negócio irá aparecer nas plataformas Google – Pesquisa e Maps. A partir daí você também poderá gerenciar as informações:

  • Telefone
  • Site
  • Horário de funcionamento
  • Fotos

Interação com os clientes no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio também é um canal a mais de comunicação com os clientes. Na página há espaço para que os clientes escrevam comentários, avaliem o local e postem fotos.

Um espaço incrível para entender como a sua empresa é percebida pelo público, responder às dúvidas, sugestões e elogios, e coletar os feedbacks do seu produto ou serviço.

Conquistar novos clientes

A plataforma de negócios Google também é uma ótima forma de atrair novos clientes.

Por exemplo, quando você pesquisa por um item, sem indicar o nome da empresa, automaticamente o Google indica empresas próximas cadastradas na ferramenta de negócios.

O mesmo ocorre se você pesquisar por um serviço ou produto e adicionar o local. Isso acontece, por exemplo, se você procurar por restaurantes em Florianópolis para programar suas próximas férias:

Trata-se de uma ferramenta essencial para aumentar sua presença online e ser encontrado pelos consumidores justamente quando eles estão em uma jornada avançada de compra: sabem o que querem e onde querem.

Conhecer os clientes com o Google Meu Negócio

O Google oferece também relatórios de insights sobre as pessoas que procuraram o negócio: quantas empresas encontraram o negócio no Google, quantas pediram direções, quantas visitaram o website e outras informações. Também é possível ver informações sobre quantas pessoas ligaram diretamente para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa local na Rede de Pesquisa e no Google Maps. Um espaço rico para medir a sua presença online e tirar inspirações para novas ações de marketing.

App Google Meu Negócio

Para facilitar o gerenciamento das informações, o Google oferece ainda um app.

Apple Store e Play Store

Se você ainda não está convencido, saiba que tudo isso é gratuito. Aproveite todos os espaços para divulgar sua empresa!

Quem aí já utiliza o Google Meu Negócio? Qual a funcionalidade que vocês mais curtem? Compartilhem as experiências nos comentários!

Beatriz Valle é gestora da BValle e tem uma relação de amor com o Google desde os primórdios.