Mais do que saber vender seu peixe, é preciso fazer com que ele seja lembrado. É neste contexto que o brand marketing se torna um processo fundamental para que as marcas assegurem sua presença e relevância no mercado, pensando em seu posicionamento diante da concorrência e do público consumidor. 

Impulsionado pela influência do meio digital e pelas inovações tecnológicas em todos os segmentos, o brand marketing exige que sejam criadas estratégias profundas, coerentes e duradouras, para que a imagem da marca seja moldada progressivamente no imaginário coletivo e os resultados sejam conquistados de maneira estável e contínua. 

Neste artigo, você encontrará mais informações sobre o que é brand marketing, como ele se difere de outros processos de comunicação e como utilizá-lo para fortalecer sua marca. 

O que é brand?

O primeiro passo para entender o que é brand marketing é compreender o que está expresso no termo “brand”. Ou seja, o que realmente é uma marca. 

Mais que uma logo ou uma identidade visual, a marca expressa como uma empresa deseja ser vista diante do público e de todo mercado, alinhado não só ao produto e serviço que oferece, mas às experiências que deseja proporcionar. 

A marca é a essência do negócio e o principal norteador para os valores e propósitos de uma empresa. 

É o processo de construção da personalidade, que vai estabelecer a relação com o consumidor desde seu primeiro contato, antes mesmo da compra de um produto ou contratação de um serviço. 

Os princípios estabelecidos pela marca refletem o rumo da empresa e de todos seus movimentos internos e externos. Seu posicionamento é responsável por gerar identificação com o público e contribuir para a decisão de compra do consumidor. 

Brand Marketing

computador escrito branding marketing
Imagem: Freepik

Indo além dos aspectos visuais, o brand marketing representa uma rede complexa de estratégias para construir pontes entre o que a marca deseja oferecer e qual é a necessidade de seu público.

Entenda os principais conceitos atrelados a este processo e como ele pode ser desenvolvido a favor da consolidação da sua marca. 

O que é

O brand marketing é o processo de definição, e consequente expansão, das relações entre uma marca e seu público consumidor. 

Ele promove a empresa por inteiro, utilizando a divulgação dos produtos e serviços oferecidos como exemplificação do que é sua essência e quais são as experiências que a marca deseja proporcionar.

Suas estratégias são amplas e fazem parte de um planejamento elaborado, cujo foco está nos valores atribuídos direta ou indiretamente à marca, e não em uma ação promocional ou campanha de venda específica. 

O principal objetivo do brand marketing  está na construção da relevância de marca, na chamada brand equity. Isto é, na percepção do público, na identificação coletiva e nos impactos que uma imagem fortalecida pode gerar com o consumidor e com a concorrência. 

Quais canais de comunicação são utilizados, como é o tom de voz da marca nos diferentes meios de divulgação, como ela conversa com seu consumidor e se posiciona em relação às questões sociocomportamentais do mercado em que está inserida: esses são apenas alguns dos conceitos atrelados ao brand marketing. 

Importância

A saturação do mercado e a expansão no cenário global tornam o uso do brand marketing fundamental para que o posicionamento das marcas seja transmitido de maneira assertiva e duradoura ao público. 

Em um mundo globalizado, com um volume absurdo de informações e conexões cada vez mais superficiais, cabe às empresas estabelecer estratégias de comunicação que sejam concretas e distintas da concorrência, incentivando a construção de uma conexão genuína com seus consumidores. 

O brand marketing permite que as empresas mostrem sua trajetória, instiguem o público a acompanhar a evolução da empresa e, por fim, que se sintam bem ao consumir os produtos e serviços oferecidos por ela. 

O processo estabelece uma experiência com o cliente que se prolonga além do momento da compra, que fideliza e torna o consumidor um porta-voz do que é a marca e como ela se posiciona no mercado. 

Objetivos

Além dos pontos já comentados, sobre a complexidade do brand marketing no plano de comunicação e qual é sua importância para o fortalecimento de uma marca, é fundamental compreender quais são seus principais objetivos e como eles podem estar aplicados à realidade da sua empresa. 

Fortalecer a identidade da marca

Este objetivo está atrelado à construção da personalidade da empresa no processo de desenvolvimento do brand marketing. A identidade deve ser forte, estável e viável à longo prazo, levando em conta as mudanças e evoluções que sua marca poderá sofrer ao longo do tempo. 

Parte fundamental desta etapa é também a implementação de diretrizes que vão nortear e consolidar a identidade da marca, tornando ela consistente no olhar do público consumidor e da concorrência. 

Elevar o brand awareness

Brand awareness nada mais é que o reconhecimento de marca. Esta etapa mensura o quão familiar o público está em relação à empresa, seus princípios, sua identidade, os produtos e serviços oferecidos. 

O brand marketing direcionado a aumentar o awareness da marca permite que a empresa conheça melhor seu consumidor, entenda os hábitos de consumo do seu público-alvo e compreenda qual é sua percepção em relação ao que a marca comunica. 

A partir disso, é possível traçar estratégias mais assertivas, em canais de comunicação que sejam direcionados ao target principal. 

Estabelecer o posicionamento de marca

Este objetivo do brand marketing está associado à diferenciação de mercado. Ou seja, sobre como uma marca pode identificar suas particularidades, estabelecer seus princípios e, com isso, promover um posicionamento que destaque seus atributos e coloque a empresa como referência na sua área de atuação.  

Esse processo contribui para a construção de uma imagem positiva e única para a marca, colocando em destaque não só os atributos e diferenciais competitivos de um produto, mas também a visão do empreendimento dentro do contexto em que está inserido. 

Sua marca tem consciência socioambiental? Tem ações voltadas ao consumo consciente ou à comunidade? Seus valores estão associados ao bem-estar do consumidor e de toda sociedade? 

Esses são apenas alguns exemplos de como o posicionamento está diretamente relacionado à construção do brand marketing. 

Contar uma história

Compartilhar a trajetória da sua marca também é uma maneira de estabelecer conexões genuínas com os consumidores. 

O uso do storytelling a favor do brand marketing reforça os valores da marca de uma maneira atraente e persuasiva, tornando o consumidor parte importante na narrativa. 

Desenvolver fidelidade de marca

A fidelidade do consumidor não resulta apenas em faturamento e estabilidade da empresa, mas também na divulgação espontânea e no legado que uma marca deixa. 

Reter o público e criar uma base fixa, dependente dos produtos e serviços ofertados, é uma das etapas finais, consequentes do processo de comunicação estabelecido no brand marketing. 

Para isso, é fundamental construir uma relação sincera com o consumidor, fazendo com que ele confie nos princípios da sua marca e no que é transmitido pela comunicação. 

Pilares

O brand marketing pode ser dividido em três pilares principais, que determinam a linha de evolução na comunicação de uma marca e garantem que o processo seja assertivo com o público. 

Aqui, explicaremos cada um deles: 

Identidade

A identidade representa o DNA da empresa e como a marca se define no mercado. Ações voltadas para a comunicação desses princípios são fundamentais para o reconhecimento da empresa e para a implementação dos seus valores. 

Visibilidade

Um dos principais pilares do brand marketing está relacionado à visibilidade que a marca tem diante dos seus concorrentes e do público consumidor. 

Como ela é representada no mercado, quais são os canais escolhidos para transmitir sua mensagem e de que maneira essa comunicação é interpretada pelo público-alvo. 

Credibilidade

Um dos pontos que demandam mais tempo e consistência no brand marketing é o processo para estabelecer a credibilidade da marca em sua área de atuação. Ela está relacionada à construção da percepção do consumidor sobre a empresa e a influência direta da opinião pública. 

Para promover a confiança dos clientes uma marca precisa aprender a gerenciar crises, administrar expectativas, estar atenta às tendências atuais, manter-se atualizada sobre as inovações e mudanças da área e, principalmente, focada nas necessidades do consumidor e do mercado em que está inserida. 

Branding x Marketing

Um quadro com várias folhas e escrito marketing
Imagem: Freepik

Quando o assunto é estratégia e plano de comunicação, é comum ver os termos branding e marketing lado a lado. Apesar de trabalharem em conjunto e fazerem parte de um processo amplo de fortalecimento de marca, é possível destacar algumas diferenças entre eles. 

Enquanto o branding pode ser resumido como a identidade da marca, marketing está mais atrelado às estratégias de comunicação e venda para atrair consumidores até ela. 

Ou seja, enquanto o marketing varia de acordo com o plano comercial, as sazonalidades e os objetivos da empresa a curto prazo, o branding é a representação constante do que é a empresa, como ela se posiciona diante do mercado, quais são seus princípios, como ela se relaciona com o consumidor e como ela quer ser vista em comparação à concorrência. 

Outra distinção importante está nos resultados esperados a partir do desenvolvimento de cada tipo de estratégia. 

No marketing, o foco está nas conversões, que geralmente são atribuídas e mensuráveis pelos KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho). Já no caso do branding é mais difícil quantificar os resultados, analisando apenas o desenvolvimento de cada ação proposta no plano. 

Por ser um processo longo e muitas vezes demorado, além de muito dependente da percepção pública, os impactos do branding devem ser observados e interpretados a partir do contexto em que a marca está inserida e de uma série de fatores associados ao sucesso das ações. 

Para compreender melhor como o branding e o marketing se comportam na realidade das empresas e no fortalecimento das marcas, entenda quais são suas principais características: 

Branding

O branding está atrelado ao propósito e aos valores da marca. Ele envolve a gestão estratégica a longo prazo, visando o crescimento estável e duradouro de uma empresa. 

Mais que o desejo de compra, este conjunto de ações busca despertar sensações, proporcionar experiências ao consumidor e estabelecer relações, conscientes ou não, entre o público e a marca. 

Neste processo, todos os aspectos da comunicação são levados em consideração para potencializar sua visibilidade, relevância no mercado, reputação com o público, percepção de negócio e credibilidade com o consumidor. 

Marketing

Nas definições de Philip Kotler, professor americano considerado uns dos precursores na área, “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele determina quais segmentos a empresa é capaz de atender melhor, e projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

O marketing busca investigar e suprir as necessidades do consumidor, convertendo essas demandas em desejo de compra. Ele busca maneiras de alinhar os interesses das empresas às dores do público, para que o lucro seja favorecido.

O processo utiliza ferramentas e estratégias de comunicação para agregar valor aos produtos e serviços ofertados pelas marcas, divulgando estas soluções de forma persuasiva e certeira para o público-alvo de um determinado segmento. 

Passo a passo para criação de uma estratégia de brand marketing

Imagem estilo tech, com homem mexendo no computador
Imagem: Freepik

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre branding e marketing e como estes processos são estabelecidos dentro do plano de comunicação de uma empresa, veja como criar uma estratégia assertiva e duradoura para aplicar o brand marketing no fortalecimento da sua marca. 

Defina o posicionamento e a visão da sua empresa

O primeiro passo para definir seu plano de ação dentro do brand marketing é decidir por qual produto ou serviço sua marca deverá ser conhecida e qual trajeto ela deverá percorrer para alcançar esta reputação. 

A partir disso, é possível traçar as estratégias necessárias para construir seu posicionamento e estabelecer sua credibilidade com os consumidores. 

Como você quer ser reconhecido? No caso da Coca-Cola, por exemplo, a marca busca ser associada à sensação de felicidade, reforçando sua presença em momentos especiais, como uma ceia em família ou um encontro entre amigos. 

Já a Apple, se posiciona como líder em inovação no mercado de smartphones, computadores e sistemas operacionais. 

Estude a concorrência

Para saber como se diferenciar no mercado e aplicar o brand marketing a favor das particularidades da sua empresa, é preciso analisar profundamente sua concorrência.

Qual é o posicionamento das outras empresas deste segmento? Que canais eles utilizam para comunicar seus produtos e serviços? Como eles se relacionam com os consumidores? 

Estas são apenas algumas questões que devem ser estudadas para encontrar maneiras de se distanciar da concorrência e se destacar no mercado. 

Identifique o seu público-alvo

Para ser assertivo, é fundamental conhecer seu consumidor. Mais do que analisar dados demográficos sobre gênero, localização e idade, identificar o público-alvo é um processo de estudo sobre o contexto sociocomportamental em que a marca está inserida e os hábitos de compra do target em potencial.  

Faça o mapeamento do público considerado ideal para o seu segmento de atuação e utilize a pesquisa de personas para definir quem são esses indivíduos. Determine quais são suas características, preferências e necessidades. 

Entregue valor

Agregue valor ao produto ou serviço oferecido estabelecendo um posicionamento bem-definido. Marcas que estão socialmente inseridas na realidade da comunidade, que apoiam causas ambientais e prezam pelo desenvolvimento sustentável de toda cadeia de produção, por exemplo, costumam ser lembradas pelo público. 

Faça com que o seu consumidor se sinta bem ao adquirir o que a sua marca oferece e torne ele parte do processo de desenvolvimento da empresa. 

Desperte emoções

Estabeleça uma conexão real com seu público, mantenha laços duradouros e preze pela experiência associada ao consumo da sua marca. Construa narrativas impactantes e esteja atento às necessidades do consumidor.

Acompanhe seu brand awareness

Mantenha-se informado sobre o que a opinião pública diz sobre o seu negócio. Acompanhe qual é a percepção da marca, não só diante do público-alvo, mas em todo mercado. 

Utilize os meios digitais para estabelecer sua presença nas redes sociais e estreitar seu relacionamento com o consumidor. Esteja presente e atento às demandas, tendências e às mudanças de comportamento nos hábitos de consumo da sua clientela. Adapte o brand marketing da sua empresa de acordo com o awareness gerado. 

Invista em divulgação

Encontre os canais adequados para a comunicação com seu público e invista na divulgação de todos os aspectos da marca. Não só os serviços e produtos ofertados, mas também os valores e posicionamentos da empresa.

Fortalecimento de marca

Um dos principais objetivos do brand marketing é o fortalecimento de marca. Ou seja, tornar concreto o reconhecimento e a credibilidade da empresa perante seus públicos e todo seu nicho de atuação. Entenda como é importante consolidar sua imagem e como utilizar o brand marketing neste processo:

Importância

Saber se posicionar diante de um mercado tão amplo e competitivo é fundamental para que seu negócio tenha a visibilidade e faturamento necessários para ser bem-sucedido. 

O fortalecimento de marca contribui não só para como a empresa é vista pelo público consumidor, mas também como é encarada no mercado de trabalho. Uma marca reconhecida atrai funcionários mais qualificados e dispostos a fazer o negócio evoluir. 

Além disso, estar bem posicionado na área em que atua, demonstra profissionalismo e confiança para consumidor, o que reflete em sua decisão de compra. 

Como fortalecer sua marca com brand marketing

Veja como utilizar o brand marketing no processo de fortalecimento da sua identidade de negócio. 

Diferenciação

Por que o consumidor daria preferência para a sua marca? O que torna o seu produto melhor que o da concorrência? Essas questões são fundamentais para a diferenciação da marca. Estabeleça quais são os diferenciais competitivos dos seus produtos e serviços e aposte nas particularidades da sua empresa para se destacar no mercado. 

Persona

Defina quem são as pessoas que vão buscar pelos produtos e serviços que você tem a oferecer. Utilize o brand marketing para analisar as preferências e hábitos de consumo do seu público e realizar o estudo de personas. 

Identidade visual

O visual da sua marca é a primeira impressão que o consumidor terá sobre sua empresa. Invista no desenvolvimento de uma identidade que faça sentido para o segmento de atuação e que favoreça a visibilidade do seu negócio para seu público-alvo. 

Posicionamento

Torne seu posicionamento um valor claro na construção da identidade da sua marca. Pra quem é seu produto ou serviço? Como você se diferencia no mercado? Quais são seus princípios como integrante de uma sociedade?

Consistência

Seja consistente em sua estratégia de comunicação. O brand marketing é um processo longo e contínuo, que exige persistência e planejamento. 

Transparência

Sua comunicação deve ser transparente e sua relação com o consumidor precisa ser genuína e duradoura. Esteja atento às necessidades do seu público e saiba se posicionar diante das demandas da sociedade. 

Criação de conteúdo

Crie conteúdo que divulgue quais são os valores da sua marca e quais são os produtos e serviços associados à ela. Conte com a ajuda de empresas como a bvalle. para estabelecer o tom de voz, os canais de comunicação e as estratégias de conteúdo para sua marca. 

Quem deve fazer brand marketing?

Imagem de empresários em reunião
Imagem: Freepik

Uma das principais vantagens em conhecer mais sobre o brand marketing é compreender que ele pode ser aplicado para todos os tipos de negócio, independentemente do tamanho da empresa. 

Qualquer marca, por menor e mais simples que seja, pode utilizar as técnicas aqui descritas para estabelecer seu posicionamento, fortalecer sua imagem, conhecer melhor seu público e alavancar seu faturamento. 

Para tornar o brand marketing assertivo para sua empresa é importante contar com ajuda de um profissional de comunicação, que poderá analisar todos os diferenciais da empresa e como trabalhá-los à favor da marca.

A bvalle. ajuda empresas de todos os formatos a encontrar sua essência e seu tom de voz, desenvolvendo projetos alinhados à estratégia de comunicação e ao design de narrativas adequado para cada marca. A comunicação direcionada para o público e focada no relacionamento, os processos são personalizados às demandas e necessidades de cada segmento. 

Conclusão

O brand marketing trabalha a favor do fortalecimento de marca, visando seu sucesso a longo prazo. O processo exige organização e comprometimento para que a evolução na percepção dos públicos seja constante e permanente. 

Quando alinhado às estratégias de venda, o processo favorece a credibilidade em relação à concorrência, fidelização do consumidor e, consequente, aumento no faturamento da empresa. 

Para continuar aprendendo maneiras de fortalecer sua marca, veja como a assessoria de imprensa pode contribuir para a visibilidade do seu negócio.